
Aumento foi de 15,5% na comparação com 2023
Segundo informações da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os emplacamentos de veículos encerraram 2024 com alta de 15,5% em relação a 2023. Foram emplacadas 4.744.179 unidades, refletindo a recuperação consistente do setor automotivo no ano.
“O setor foi impulsionado por fatores como a manutenção da oferta de crédito e a constante diversificação de produtos, em todos os segmentos, no mercado nacional. Como resultado desses fatores, os emplacamentos de 2024 ficaram próximos das projeções apresentadas pela Fenabrave, em outubro (+16,8%), sendo superiores às perspectivas que tínhamos no início do ano (+13,5%)”, analisa Arcelio Junior, novo presidente da Fenabrave, eleito para o triênio 2025-2027.
“Acreditamos que as festas de fim de ano, que aconteceram no meio das duas últimas semanas de dezembro, embora os dias 24 e 31 tenham sido considerados úteis, acabaram impactando nas vendas, pois muitas pessoas e empresas estavam em período de recesso, reduzindo, principalmente, as vendas corporativas”, acrescenta.
“Ficou evidente a sensibilidade do nosso setor e a capacidade de adaptação que temos diante do mercado e dos movimentos da macroeconomia, seja nacional como internacional. Itens como câmbio, renda, crédito e outros fatores conjunturais, de contexto econômico e político, influenciam nos negócios do setor, o que dificulta, neste momento, fazer prognósticos precisos para os próximos 12 meses, pois estamos diante de variáveis importantes em vários quesitos, tanto políticos como econômicos”, conclui Arcelio Junior.








