Emplacamentos de veículos caem em agosto, mas têm melhor resultado desde 2013

16

Todos segmentos automotivos apresentam queda

De acordo com dados levantados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os emplacamentos de veículos somaram 431.079 veículos em agosto. Na comparação com julho, houve retração de 5,9%, mas em relação a agosto de 2024 o resultado foi 1,9% maior.

No acumulado dos oito primeiros meses do ano, o mercado soma 3.229.726 unidades emplacadas, uma alta de 6,6% sobre 2024. Apesar da base mensal menor, o ano 2025 teve o sexto melhor mês de agosto da série histórica e o melhor desde 2013. Além disso, o acumulado de 2025, até o momento, é o melhor desde 2014.

Um dos fatores para a queda mensal foi o menor número de dias úteis (21 em agosto contra 23 em julho). No entanto, a média diária de vendas subiu de 19.914 para 20.527 unidades, indicando boa demanda do setor em geral. 

“Agosto teve dois dias úteis a menos que julho, o que, naturalmente, pesa no comparativo mensal. O que nos anima é a aceleração da média diária e o fato de termos o melhor agosto desde 2013 e o melhor acumulado desde 2014, o que pode indicar que as nossas projeções se concretizarão até o fim deste ano”, afirma Arcelio Junior, Presidente da Fenabrave, que complementa: “O que pode alterar o resultado é o desaquecimento da economia e as altas taxas de juros, que provocam a desaceleração do crédito para o nosso setor”, pondera o Presidente da Fenabrave.

EMPLACAMENTOS DE VEÍCULOS EM AGOSTO E NO ACUMULADO 2025

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui
Demonstre sua humanidade: 1   +   7   =