Balanço do ano é positivo se comparado a 2023
Os emplacamentos de veículos tiveram, no mês de novembro, uma retração de 7,3% em relação a outubro, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O desempenho está relacionado ao menor número de dias úteis (dezenove em novembro ante 23 em outubro) como consequência de feriados.
Apesar dessa queda, no confronto de novembro/2024 com o mesmo mês de 2023 é positivo em mais de 16% e o acumulado dos 1onze meses indica crescimento de 16,4%, muito em linha com as projeções da Fenabrave, que apontam para um aumento total estimado em 16,8% até o final de dezembro.
“Temos o melhor acumulado para o período janeiro-novembro desde 2014 (4.583 milhões de unidades naquele período) e caminhamos para um crescimento projetado de quase 17%, com altas importantes em quase todos os segmentos, exceto implementos rodoviários e máquinas agrícolas”, afirma Andreta Jr., Presidente da Fenabrave.
Desempenho por segmento:
- Automóveis e Comerciais leves
- Combustão – O segmento registrou pequena retração no confronto com outubro, mas teve altas significativas tanto na comparação com novembro de 2023 bem como no acumulado do ano. Como dado relevante, observamos que as vendas diárias cresceram 16,8% em novembro sobre outubro de 2024.
- Híbridos e Híbridos Plug-in – Os modelos com tecnologia híbrida evoluíram positivamente em todas as análises, inclusive na comparação de novembro sobre outubro.
- Elétricos Puros – Como na maioria dos setores, os modelos 100% elétricos recuaram em novembro, em consequência do menor número de dias úteis em relação a outubro de 2024.
- Veículos pesados
- Caminhões – Os caminhões tiveram uma retração mais acentuada como consequência dos quatro dias úteis a menos em novembro, mas o segmento mantém bons números, tanto na comparação com novembro do ano passado, como no acumulado deste ano, até o momento.
Ônibus – Os ônibus apresentaram importante retração em novembro, mas a comparação com novembro de 2023 é positiva, assim como o acumulado dos 11 meses de 2024, fruto dos pedidos concretizados do Programa Caminho da Escola.
- Motocicleta
- Combustão – O menor número de dias úteis e a queda de produção, em algumas marcas, impactaram os emplacamentos de motocicletas, mas o setor cresceu no confronto com novembro do ano passado e acumula alta próxima a 20%, que é o percentual previsto pela Fenabrave para o fechamento de 2024, neste segmento.
Eletrificadas – Os emplacamentos de motos elétricas aumentaram em novembro sobre outubro, apesar do menor número de dias úteis, e houve crescimento também sobre novembro de 2023, mas o acumulado do ano aponta retração.