Entidade reconhece contribuição ao progresso da indústria
A Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) realizou, na noite desta quinta-feira (12), solenidade para entrega de Medalha da Ordem do Mérito Industrial da CNI, medalhas do Mérito Industrial da Fiema e troféus a pessoas que têm contribuído para o fortalecimento do setor industrial maranhense. O presidente do Sistema Fiema, Edilson Baldez, ressaltou que os homenageados têm papel fundamental na indústria e na sociedade.
“Pessoas notáveis que acreditam na transformação da indústria como mola propulsora do bem-estar, do avanço tecnológico e da inovação para a construção de uma sociedade digna, inclusiva e com maiores oportunidades, gerando empregos e a melhor distribuição de renda. Deixo os meus sinceros agradecimentos por tudo que vocês fazem”, agradeceu.
A mais alta honraria da indústria, a Medalha da Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi entregue ao empresário José Augusto Murad Duailibe. Engenheiro civil formado pela Universidade Gama Filho (RJ), José Augusto é presidente da Construtora Escudo, uma das principais do Maranhão.
Com a honraria, a Fiema reconhece seus mais de 45 anos de trajetória e toda sua contribuição para o fortalecimento da indústria da Construção Civil, a maior do estado.
“Faço questão de dividir esse mérito dessa medalha com o governador Carlos Brandão, porque no governo dele o Maranhão tem recebido incentivos, temos viajado junto com ele procurando mais indústrias, mais investimentos para o Maranhão. Quero parabenizar a Fiema pelo trabalho extraordinário que faz, congregando a indústria da construção civil, do aço, do alumínio, enfim, todos os setores industriais, grandes e pequenos, que geram emprego e renda para o nosso povo”, destacou Sebastião Madeira.
O ex-presidente, fundador e presidente honorário da Fiema Jorge Machado Mendes, representado por suas filhas Rosemary e Maria de Fátima, recebeu uma Placa de Reconhecimento pela trajetória de vida e trabalho que reflete dedicação exemplar à Federação e ao desenvolvimento da indústria do Maranhão.
Jorge Mendes possui uma carreira brilhante como empresário, além de ter atuado em diversas entidades, como a Associação Comercial do Maranhão, onde foi diretor por dois mandatos. Ao longo de sua vida, Jorge Mendes desempenhou papéis fundamentais na organização sindical, presidindo o Sindicato das Oleaginosas do Maranhão e o Sindicato das Indústrias de Cerâmicas para a Construção do Estado do Maranhão.
Na Fiema, o ex-presidente, que é delegado-representante junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Presidente Benemérito, teve sua contribuição reconhecida com a Medalha Comemorativa pelos vinte anos da entidade, recebida em 1988, e com a Medalha do Mérito Industrial, simbolizando o apreço por seu trabalho em prol da indústria e da sociedade.
Em seu discurso, Rosemary Mendes destacou a carreira do pai e agradeceu a Federação pela homenagem.
“Obrigada a diretoria e colaboradores por essa homenagem ao meu pai. Ele não pode estar presente, mas está imensamente feliz por essa honra. Meu pai morou em duas casas em sua vida, o seu lar e aqui nesta Federação. Foi aqui que sempre foi bem acolhido, fez amigos que e deu a sua grande contribuição para a construção de um Maranhão mais forte e desenvolvido. Nossos mais sinceros agradecimentos por essa honrosa homenagem”, afirmou.
Pratas da casa – Os funcionários do Sistema Fiema foram reconhecidos e homenageados com muito carinho pelos trabalhos despenhados para a entidade e para a sociedade. Ao todo, 26 colaboradores com mais de 30 anos trabalhando no Sistema receberam troféus, como agradecimento a quem, com esforço e talento, tem contribuído para o sucesso e o crescimento da Federação ao longo dos anos.
São histórias de comprometimento que marcam gerações e demonstram a força de um time que faz do Sistema Fiema uma referência no Maranhão e no Brasil. A gestora pedagógica da Escola Sesi São Luís, Heloísa Helena Gomes Pereira Rosa, com 33 anos de trabalho na instituição, fez um discurso representando os colegas homenageados.
“Quero expressar nossa profunda gratidão, primeiramente a Deus, por nos ter permitido fazer parte do sistema Fiema e a este pelo reconhecimento que nos emociona e nos enche de orgulho. Este momento representa mais que uma homenagem, é o reflexo de anos de dedicação.
Cada um de nós traz em suas trajetórias histórias de desafios superados, aprendizados que simbolizam conquistas compartilhadas, através da força do trabalho coletivo e a importância de ter o compromisso com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da nossa instituição e da nossa sociedade”, finalizou.