Empresários de material de construção estão otimistas com 2018

1102

A Associação Brasileira das Indústrias dos Materiais de Construção (Abramat) divulga seu termômetro mensal acerca da expectativa do empresariado da cadeia da construção. A pesquisa indicou otimismo do setor para os próximos meses, contrariando os dados de venda negativos indicados pela pesquisa do Índice de Dezembro.

A expectativa acerca do desempenho de vendas é considerado como Muito Bom ou Bom dentre 39% dos associados, superando em 10% os números de Janeiro.

A expectativa positiva para Fevereiro, por parte do empresariado, também se reflete na queda do pessimismo. Enquanto que em Janeiro 33% dos associados considerou as vendas ruins ou muito ruins, a projeção de Fevereiro pela pesquisa aponta apenas 9% das respostas nesses parâmetros.

O motivo dessa perspectiva diferente pode ser explicado pelas expectativas no médio prazo. Enquanto que em dezembro apenas 9% dos associados viam a possibilidade de investimentos governamentais para os próximos 12 meses, esse número, em janeiro, atingiu a marca de 19%. O otimismo apontado também traz consequências para o nível de utilização da capacidade instalada, que caiu apenas 1% de Dezembro para Janeiro, apesar da brusca redução no faturamento dos associados mês passado.

Dado trazido pela pesquisa, a pretensão de investimentos, pelas próprias empresas, no médio prazo (próximos 12 meses) decresceu 3% de Dezembro para Janeiro, chegando na marca dos 67%. Apesar da queda, se comparar com os dados de Janeiro de 2016 o resultado não é tão negativo, uma vez que no início de 2017 a mesma estatística apontava que apenas 48% dos associados planejava investir nas próprias empresas nos 12 meses que viriam a seguir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui