Brandão sanciona lei que obriga empresas a fixarem placas contra preconceito à comunidade LGBTQIA+

15786

GIRO ECONÔMICO 

Sem preconceito e discriminação

O governador Carlos Brandão (PSB) sancionou a Lei 11.827/2022, originária do Projeto de Lei 539/2022, de autoria do deputado Adelmo Soares (PCdoB), que estabelece a obrigatoriedade de fixação de placas informativas que proíbam a discriminação em razão de orientação sexual ou identidade de gênero em ambientes públicos e privados no Maranhão.

A lei objetiva contribuir para que as garantias constitucionais da comunidade LGBTQIA+ sejam respeitadas.

A placa deverá ser fixada em local visível, no lado externo ou em uma de suas entradas, ser confeccionada no tamanho mínimo de 50 centímetros de largura por 50 centímetros de altura e conter a seguinte frase:

“É expressamente proibida a prática de discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero”.

Educação de jovens e adultos

A Secretaria de Educação de Caxias (Semect) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) firmaram parceria para implantação do “Ensino Modular da Educação de Jovens, Adultos e Idosos”, programa que tem como proposta um currículo integrado, ministrado por áreas de conhecimento e interligado aos conhecimentos da formação profissional.

O Senac promoverá, em paralelo às aulas do ensino médio do município, cursos de Artesão em Bordado a mão (160h), Operador de Caixa (160h), Manicure e Pedicure (160h), Maquiador (160h), Barbeiro (172h), Costureiro (212h), Operador de Computador (196h) e Cabeleireiro (290h). Ao todo, serão beneficiados 250 alunos.

Reeleição de Brandão

Causou boa repercussão no meio empresarial o resultado da eleição no Maranhão. A recondução do governador Carlos Brandão (PSB) para um segundo mandato (2003-26) tranquiliza tanto pelo fato de ter sido o candidato que conquistou mais confiança dos empreendedores quanto por não haver necessidade de estender esse debate por mais um mês, ou seja, em vez de estar se dedicando a campanha, o chefe do Poder Executivo vai cuidar de assuntos de governo e preparar terreno para executar a partir de janeiro.

Encontro de varejo

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) vai realizar, dia 15 de outubro, das 8h30 às 19h30, no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma), o Varejo SLZ, evento direcionado a empreendedores, com palestras sobre marketplace, e-commerce e inovações no atendimento ao cliente.

O conteúdo, segundo o presidente da CDL, Fábio Ribeiro, atende à demanda dos empresários locais. “Nossos empreendedores sabem que precisam incorporar essas inovações para ter um atendimento de excelência e fidelizar clientes”.

Somente três municípios

O presidente Jair Bolsonaro venceu o ex-presidente Lula, no Maranhão, em apenas três municípios: Açailândia (49,66 a 45,16%), Imperatriz (49,3% a 43,28%) e São Pedro dos Crentes (58,61% a 37,38%).

Na sessão plenária da CDL, quinta-feira (29), na Cabana do Sol da Avenida Litorânea, o presidente da entidade, Fábio Ribeiro (E), e o palestrante do dia, o secretário estadual de Indústria e Comércio, Cassiano Pereira Júnior

Turismo do Sesc

De 25 a 27 de novembro, o Serviço Social do Comércio (Sesc), por meio do seu programa Turismo Social, realizará a excursão “Belezas do Delta”. O roteiro inclui passeios a praias paradisíacas, de mar calmo e dunas de areias brancas, que fazem de Tutóia um dos mais importantes destinos de ecoturismo no Brasil.

O pacote possui preços diferenciados para comerciários e é composto por traslado São Luís/Tutóia/São Luís, com saída da Praça Maria Aragão, em São Luís, às 6h do dia 25 de novembro.

Super Pawrede

O Serviço Social da Indústria (Sesi) lançou na última quinta-feira (29), a temporada “Super Powered” do Festival Sesi de Robótica – Regional do Maranhão, que faz parte do Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL).

Na abertura do evento, o diretor regional do órgão e presidente da Federação das Indústrias (Fiema), Edilson Baldez, enfatizou a importância da robótica em sala de aula e disse que a educação precisa acompanhar o ritmo de avanços tecnológicos que o mundo oferece.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui