Avaliação para certificação dos ensinos fundamental e médio será aplicada no domingo
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 será aplicado no próximo domingo, dia 29. Segundo o Ministério da Educação (MEC), nesta edição, cerca de 1,6 milhão de inscritos participarão da prova para obter a certificação do ensino fundamental ou ensino médio
A avaliação será realizada nos turnos da manhã e da tarde, nos horários de 9h às 13h e de 15h30 às 20h30. O Encceja é gratuito e é direcionado para quem não concluir os ensinos fundamental e médio na idade regular. Do total de inscritos, 301.438 buscam a certificação para o ensino fundamental e 1.328.608 para o ensino médio.
Os participantes com inscrição confirmada já podem conferir os locais de provas no Cartão de Confirmação, que se encontra disponível no sistema Encceja, seguindo o passo a passo. Além do local, no documento também está registrado outras informações como o número de inscrição, data e horário da prova.
O Encceja é constituído de quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. Para o ensino fundamental, as disciplinas são: ciências naturais; matemática; língua portuguesa; língua estrangeira moderna; artes; educação física e redação; história e geografia. Já para o ensino médio, as disciplinas vistas nas provas são: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e ciências humanas e suas tecnologias.
Reaplicação do Encceja – Para os participantes que apresentarem sintomas da Covid-19 ou outras doenças contagiosas no dia da prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) orienta que não compareçam ao local de provas. É possível pedir a reaplicação do exame até as 12h de sexta-feira (27), por meio do Sistema Encceja, e mediante comprovação da condição de saúde.
Podem entrar com o pedido de reaplicação pessoas que apresentaram sintomas de Covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa prevista no edital como coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola ou varicela. Os casos serão analisados individualmente pelo Inep e os resultados serão divulgados no sábado (28), no sistema do exame.
A reaplicação ocorrerá nas mesmas datas de aplicação do Encceja para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa 2020: 13 e 14 de outubro de 2021.
(Agência Educa Mais Brasil)