Encontro de municípios em Brasília debaterá desafios da mobilidade urbana

0
874
De 24 a 28 de abril será realizado, em Brasília (DF), o IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O evento debaterá, entre outros assuntos, os desafios da mobilidade urbana. Serão discutidas questões como qualidade, custeio operacional e equilíbrio financeiro dos sistemas, financiamento e utilização de receitas extratarifárias. As inscrições estão abertas e são gratuitas. A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas participem do evento. 

As atividades alusivas ao setor começarão no dia 25 de abril, às 16h, no Estádio Mané Garrincha. Na Arena de Diálogos, será realizado o debate A democratização e a sustentabilidade dos sistemas de transporte público. Esse deve contar com a participação do prefeito de São Paulo, João Doria Junior; do secretário nacional da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, José Roberto Generoso; do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; do presidente da Associação Nacional de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Cunha; e do vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal, Roberto Derziê de Sant’Anna.

Nas Salas Temáticas do IV EMDS, que segmentam a programação por áreas de interesse, um dos espaços (ST12) concentrará mesas redondas sobre os Desafios da Mobilidade Urbana. Os debates ocorrerão nos dias 26 e 27 de abril. Estão na programação os seguintes tópicos: a qualificação do transporte coletivo e atração de novas fontes de recursos; a transformação das cidades através do transporte a pé e de bicicletas; a mobilidade urbana sustentável, segura e participativa; a importância de incluir a logística urbana no planejamento de mobilidade; a gestão da demanda de viagens e a melhoria da mobilidade urbana em um cenário de recursos escassos.

Além disso, eventos promovidos por instituições parceiras da FNP serão realizados simultaneamente ao IV EMDS. Um deles abordará a tecnologia do aeromóvel e novos paradigmas para um sistema de transporte seguro, integrado, inclusivo e sustentável, no dia 25 de abril. Será realizada, ainda, uma reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, no dia 26 de abril, às 9h30min.

As Parcerias Público-Privadas (PPS) como alternativa para desenvolvimento urbano e melhorias na infraestrutura das cidades também serão tema de mesas redondas e palestras.

O Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), órgãos vinculados à Confederação Nacional do Transporte (CNT), e o Instituto de Transporte e Logística (ITL) estarão presentes no evento. Um estande será instalado no local, com informações sobre a atuação das instituições.

(Agência CNT)
Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação