Encontros da Fiema em Grajaú e Açailândia fortalecem boas práticas trabalhistas no setor de carvão

68

Evento será realizado nos dias 11 e 13 deste mês

A Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), em uma ação do Núcleo de Associativismo e Negócios (NAN), e em parceria com o Sindicato das Indústrias de Carvão Vegetal do Maranhão (Sicam), realiza o primeiro Café com Empresários voltado para o setor, nos municípios de Grajaú e Açailândia, nos dias 11 e 13 de junho, respectivamente. O objetivo é fomentar o debate sobre boas práticas trabalhistas e de saúde e segurança do trabalho no segmento do carvão vegetal.
O encontro também visa a promover a competitividade das indústrias do setor de reflorestamento para carvão vegetal e celulose dos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins e analisar a política de erradicação do trabalho escravo nas áreas de produção de carvão por meio das palestras com especialistas no assunto.
A programação abrange diversos aspectos fundamentais para o setor, desde apresentações institucionais do Sistema Fiema (Federação das Indústrias, Sesi, Senai e IEL) e do Sindicato até palestras ministradas por especialistas renomados.
Destacam-se as seguintes presenças:
    • Procurador do Ministério Público do Trabalho no Maranhão, Luciano Aragão Santos
    • Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPacto), Lucilene Binsfeld
    • Advogados e membros da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-MA Jéssica Vieira e Adibson Almeida
    • Especialista na área de Saúde e Segurança do Trabalho, Daniel Lima.
Participação – O evento contará ainda com a participação de representantes de entidades e empresas de relevância no estado, como a Aço Verde do Brasil (AVB), o Sindicato das Indústrias de Ferro do Maranhão (Sifema), o Centro das Indústrias do Maranhão (Ciema), o InPACTO – Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo e a Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA).
Com uma agenda dinâmica e participativa, o encontro visa não apenas a disseminação de conhecimento, mas também a troca de experiências entre empresários e profissionais do setor, com o intuito de promover um ambiente de trabalho mais justo e seguro.
“Este evento representa um marco para o setor de carvão vegetal no Maranhão. É uma oportunidade ímpar para discutirmos questões cruciais como boas práticas trabalhistas e saúde e segurança do trabalho, visando não apenas o desenvolvimento econômico, mas também o bem-estar e a dignidade dos trabalhadores”, afirma a presidente eleita do SICAM, Bruna de Souza Fernandes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui
Demonstre sua humanidade: 3   +   5   =