Energia solar avança e beneficia pequenas e médias empresas

54

Tecnologia plug and play gera energia na medida certa

Mesmo com o aumento da tarifação da energia solar excedente que é jogada na rede pública em vigor a partir deste ano, a usina fotovoltaica de geração distribuída, ou geração própria de energia, continua crescendo. De janeiro a outubro de 2024, a geração própria de energia fotovoltaica no Brasil cresceu mais de 30% em comparação ao todo ano de 2023, passando de 37,86 mil megawatts para 49,37mil megawatts de potência instalada, segundo o levantamento feito pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

No estado do Maranhão, de acordo com a Aneel, a potência instalada de geração própria de energia saltou de 169 megawatts de potência em 2023, para mais de 717 megawatts em novembro de 2024, o que representa um aumento de mais de 300%, totalizando mais de 59mil conexões operacionais, espalhadas em 217 municípios.

A vantagem de garantir eletricidade constante, com economia e sustentabilidade, vem levando empresas de todos os portes a investirem em sua própria usina de energia solar. Mas graças ao avanço da tecnologia fotovoltaica, mesmo os escritórios de pequeno e médio tamanhos podem usufruir dos benefícios dessa fonte de energia limpa, reduzindo os custos e promovendo práticas sustentáveis.

Segundo Marcelino Reis, engenheiro eletricista da ESEB Solar, hoje o mercado conta com sistemas mais acessíveis e ao mesmo tempo práticas, sob medida para as necessidades de escritórios menores. A começar por paineis solares full screen sem bordas, tecnologia patenteada pela DAH Solar, que além de mais resistir aos impactos do calor de São Luís, acumulam menos sujeira e poeira, portanto têm melhor rendimento na geração de energia, e se adaptam a diferentes espaços e inclinações do telhado.  

Há ainda soluções plug and play, como o Solar Unit, que integra painéis solares com os microinversores da marca, possibilitando a instalação de uma usina fotovoltaica de forma rápida e prática.

Além disso, o sistema permite o monitoramento em tempo real da energia gerada, com ajuste da produção conforme a necessidade do usuário, seja para armazenamento em baterias, seja para evitar a tarifação sobre excedentes pela Lei 14.300. Com saídas tanto para correntes contínuas e alternadas, o sistema dispensa cabeamentos adicionais e acessórios, reduzindo ainda mais os custos e prazos de instalação.

Redução de 76% na conta de luz – O Instituto de Suporte ao Agro (INSUMO), da capital maranhense, é um exemplo de sucesso ao adotar a solução plug and play da DAH Solar. “A sede do INSUMO é uma referência para o setor agropecuário em São Luís. Nossa escolha pelo sistema solar reflete nosso compromisso com os pilares ESG e com melhores condições para nossa equipe e nossos parceiros”, afirma Émerson Macêdo Galvão, presidente do Instituto.

Em operação desde setembro de 2023, a usina fotovoltaica do INSUMO possui 30 painéis solares full screen, com potência de 16,65 kW, e solução integrada Solar Unit, com capacidade para gerar mais de 2.200 kWh/mês. O sistema garante fornecimento de energia necessária para manter os equipamentos de informática e sistema de climatização, com economia significativa nas despesas. “A conta de luz que antes era de 2,5 mil mensais caiu para 600 reais, uma redução de 76%”, afirma o executivo.

Outro diferencial é o design das células tripartidas, que reduz a corrente contínua (CC) de entrada, aumentando a segurança da instalação e minimizando perdas de energia. A configuração com três módulos também oferece maior flexibilidade, facilitando o aproveitamento de espaços em telhados com áreas de sombra ou diferentes inclinações, conforme explica Marcelino Reis, da ESEB Solar, responsável pelo projeto. “Conseguimos aproveitar melhor o espaço em telhados com várias quedas d’água de chuva, para limpeza dos painéis, e áreas de sombra”, afirma.

Sobre a DAH Solar – Fundada em 2009, a DAH Solar é uma gigante chinesa especializada em desenvolvimento de tecnologia e fabricação de módulos fotovoltaicos, e também na construção e operação de estações de energia. A sua fábrica em Hefei tem capacidade de produção de 10 GW por ano em módulos e 5,5GW em células fotovoltaicas, todas com certificações nacionais e internacionais, como CQC, Líder, ISO 9001, ISSO 14001, OHSAS 180001, TÜV, CE, CEC, Inmetro e FIDE. A empresa está presente em mais de 100 países e, desde 2017, no Brasil. Saiba mais no site da empresa

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui