Quatro entidades empresariais lançam “Avança, Maranhão” para recuperar economia do estado

1
510
Edilson Baldez fala dos objetivos do programa em evento remoto na Fiema

As principais entidades empresariais maranhenses – Associação Comercial do Maranhão (ACM), Federação da Agricultura (Faema), Federação do Comércio de Bens, Serviços (Fecomércio) e Federação das Indústrias (Fiema) – e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA) lançaram, nesta quinta-feira (13), o Programa Avança Maranhão – Plano de Retomada das Atividades Econômicas.  O programa contempla um conjunto amplo de ações para reconstrução da economia local, fortemente impactada pelos efeitos da crise do coronavírus.  

A iniciativa vai contribuir para a mitigação dos impactos econômicos e sociais gerados nos últimos meses, além de deflagrar uma estratégia de auxílio à retomada progressiva e segura de todas as atividades produtivas e de circulação econômica, propiciando apoio emergencial às empresas, particularmente aos pequenos negócios – que tiveram suas atividades afetadas pela pandemia do novo coronavírus. 

Para o presidente da Fecomércio, José Arteiro da Silva, o plano vai contribuir para fortalecer a economia neste momento de retomada. “Tenho a convicção que esta união empresarial conseguirá acelerar o processo de retomada econômica do nosso estado, garantindo o retorno dos empregos, a requalificação das pessoas, a organização do setor produtivo e, principalmente, o apoio social que os maranhenses tanto precisam agora.

Para o presidente ACM, Cristiano Barroso Fernandes, o Avança Maranhão concretiza o esforço das entidades neste momento difícil, numa articulação para fazer chegar às empresas, que sofrem o maior impacto, todo apoio para que possam permanecer em atividade e planejar o futuro. “trata-se de uma demonstração de compromisso com a economia local e uma sinalização das entidades de que desejam participar do desafio da reconstrução da economia, ajudando as empresas que mais estão precisando”. 

O presidente da Fiema, Edilson Baldez, classifica o programa como um traço marcante desse processo que resultou no Avança Maranhão. “O Avança Maranhão une as entidades empresariais maranhenses com ações importantes para a retomada da economia e do desenvolvimento do estado. O plano busca mitigar os danos causados pela pandemia no setor produtivo do estado que afetou as empresas e seus trabalhadores”, frisou ele.  

Por medidas de segurança sanitária, o lançamento foi em caráter remoto, isto é, com transmissão pela internet, com as presenças do vice-governador Carlos Brandão e do secretário municipal de Planejamento, José Cursino Raposo Moreira, que representou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior. O objetivo foi fazer com que as empresas a serem beneficiadas com as ações conhecessem esse esforço conjunto das entidades empresariais em favor do nosso estado e das empresas locais, segundo a opinião do presidente da Faema, Raimundo Coelho 

União para fazer avançar a economia – O Avança Maranhão é uma contribuição da iniciativa privada, com propostas claras e objetivas para a retomada econômica, para minorar os impactos que  abalam o emprego, a renda e a economia. 

Contempla um total de 74 ações focadas em seis eixos (apoio às empresas, tecnologia e inovação, emprego e renda, apoio emergencial: agenda urgente, educação profissional e comunicação). Essas ações representam um aporte de quase R$ 30 milhões, entre investimento próprio e recursos captados junto a parceiros. São Luís e demais municípios onde as entidades participantes possuem unidades ou escritórios são os territórios abrangidos pela iniciativa. 

As ações se destinam às empresas e/ou trabalhadores mobilizados pelas entidades de classe, que prioritariamente são: a) empresas associadas às entidades e/ou aos sindicatos filiados b) micro, pequenas e médias empresas c) empresas do Programa de Fornecedores do Maranhão (PDF/MA) d) trabalhadores empregados e desempregados e) microempreendedores individuais – MEI f) produtores rurais e g) unidades e profissionais de saúde. Detalhes do Plano Avança Maranhão você pode obter acessando pelo site https://avancamaranhao.org.br/

As entidades vão utilizar toda sua expertise no atendimento às demandas dessas empresas, levando orientações técnicas, assegurando o fornecimento de equipamentos de proteção – EPIs (como máscaras, sanitizantes, álcool em gel), insumos e suporte que possam ajudar na superação das principais dificuldades neste momento de retomada, contribuindo também para a prevenção à pandemia e recuperação do dinamismo da economia local. 

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.