Plano visa a garantir o fornecimento de energia elétrica
Na última quarta-feira (21), a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desembargadora Angela Salazar, recebeu da Equatorial Maranhão o Plano Operação Eleições 2022. O objetivo é garantir o fornecimento de energia elétrica, com qualidade e segurança, além do rápido restabelecimento do sistema, em caso de falta de energia.
Para a desembargadora, a parceria é de suma importância para garantir o funcionamento dos serviços. “Nesse sentido que estamos pedindo a colaboração dos senhores, atenção, com ações rápidas para solucionar qualquer intercorrência”.
A gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial, Francilia Soares, ressaltou que essa parceria já ocorre há alguns anos e, a exemplo de eleições anteriores, as operações têm ocorrido de maneira tranquila, graças a essa relação próxima.
Durante a entrega do plano estiverem presentes pelo TRE o juiz Cristiano Simas, membro da Corte, ouvidor e presidente das Comissões de Segurança e de Acessibilidade, o diretor-geral Hebert Leite; o secretário de Tecnologia da Informação, Gualter Lopes; a secretária de Administração e Finanças, Leana Neves; o coordenador de Serviços, Infraestrutura e Manutenção Predial, José de Ribamar Borges; e servidor Alessandro Melo Coelho, da seção de Conservação e Serviços Gerais. Pela Equatorial estavam a gerente de Relacionamento com o Cliente, Francila Soares; o Executivo de Operações, Ivan Nachtigall; a consultora de clientes especiais, Hyvanna Galúcio e a Jacelena Dourado, da Comunicação.
O plano começou a ser posto em prática com ações de mapeamentos, manutenções preventivas e ações estratégicas com a finalidade de aumentar a confiabilidade das redes elétricas. As atividades consistiram em inspeção prévia da rede, lavagem da rede para minimizar os efeitos da poluição, substituições de isoladores e podas de arvores.
Ações nos cartórios – Para que faltas de energia sejam evitadas nos locais estratégicos, o TRE-MA disponibilizou 87 informações de contas contratos das sedes dos cartórios eleitorais pelo estado e prédios do Tribunal em São Luís. Foram informados a relação de juntas e locais de votação, com seus respectivos endereços, mapeados e inspecionados pela Equatorial Maranhão. Foram realizadas também manutenção nos circuitos dessas juntas e cartórios.
Em todo estado serão mobilizados mais de 1.376 profissionais da Equatorial, entre engenheiros, técnicos, operadores e eletricistas que estarão em regime de plantão no período eleitoral para garantir o atendimento em todo o estado. As equipes estarão posicionadas em pontos estratégicos e equipadas com tecnologia de comunicação onde tradicionalmente acontece grande concentração de pessoas nas sessões eleitorais para votação.
A Equatorial Maranhão estará acompanhando e monitorando de dentro do TRE-MA, em tempo real, todas as ocorrências do sistema elétrico até o final da apuração dos votos. Além disso, a Central de Atendimento 116 também estará com número reforçado de atendentes e haverá, ainda, profissionais trabalhando em sobreaviso.