
Alunas são da rede municipal de ensino da capital
A equipe Robotech Girls, formada por estudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Primavera e atendida pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado para Altas Habilidades/Superdotação (CAAHS) da rede municipal de ensino de São Luís, conquistou o título de campeã nacional na categoria Desafio | SuperTeams da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2025, realizada entre os dias 14 e 19 de outubro, na Cidade da Inovação do IFES, em Vitória (ES).
Antes dessa grande vitória, as Robotech Girls já haviam se destacado na etapa regional Maranhão, onde foram campeãs da modalidade Robótica Artística – Nível 1, garantindo a classificação para a fase nacional da competição.
Na etapa nacional, as estudantes participaram de diferentes desafios e se destacaram especialmente na categoria Desafio | SuperTeams, voltada à colaboração entre equipes de todo o país. Nessa modalidade, os times são organizados em grupos mistos e precisam trabalhar de forma integrada para resolver problemas complexos de programação e engenharia, unindo suas criações em uma performance cooperativa.
Mais do que uma competição, o SuperTeams celebra o espírito de colaboração, a troca de conhecimentos e a criatividade coletiva — princípios essenciais da educação contemporânea e da robótica educacional.
A equipe é composta pelas estudantes Manaíra Sousa Santos, Karla Rafaella da Silva Muniz e Ana Jullya Fonseca Nogueira, orientadas pelas professoras Sílvia Fernanda Gonçalves Serra (técnica) e Juliana Oliveira de Souza Santos (técnica suplente).
Para a professora Sílvia Fernanda Gonçalves Serra, técnica da equipe, a conquista é o resultado de um trabalho que vai muito além da competição.
“Participar da OBR Nacional foi uma experiência incrível! Ver nossas meninas conquistando o troféu de campeãs do Desafio SuperTeams enche meu coração de orgulho. Esse resultado é fruto de muito esforço, dedicação e, principalmente, trabalho em equipe. Mais do que vencer, vivemos uma jornada de aprendizado, amizade e superação. As Robotech Girls mostraram que meninas podem, sim, brilhar na robótica e transformar o mundo com criatividade e coragem. Essa vitória é delas e de todas que sonham alto”, destacou.
Estudantes compartilharam experiências

“Foi uma experiência maravilhosa representar nossa equipe na OBR nacional. Cada desafio nos fez crescer e aprender mais. Estou muito feliz por termos conquistado o troféu do Desafio SuperTeams — é a prova de que acreditar nos nossos sonhos vale a pena”, celebrou Ana Jullya Fonseca Nogueira.
“Participar da OBR nacional foi uma das melhores experiências da minha vida. Estar lá com a Robotech Girls representando nossa cidade e escola me encheu de orgulho. Trabalhamos muito, enfrentamos desafios e aprendemos o valor da colaboração e da persistência. Ganhar o Desafio SuperTeams foi a recompensa por todo o esforço e dedicação da nossa equipe e mostrou que meninas também podem brilhar na robótica”, completou Karla Rafaella da Silva Muniz.
CAAHS – O Centro de Atendimento Educacional Especializado para Altas Habilidades/Superdotação (CAAHS) desenvolve estratégias pedagógicas voltadas à identificação, estímulo e acompanhamento do potencial de estudantes com altas habilidades. O centro também promove formação de professores, acompanhamento de famílias e o desenvolvimento de projetos que valorizam a criatividade e o pensamento crítico.
Atualmente, o CAAHS atende cerca de 150 estudantes da rede municipal, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, com atividades em grupos de enriquecimento que envolvem áreas como artes, escrita criativa, educomunicação, matemática, xadrez, tecnologia criativa, programação e robótica.







