Erlanio Xavier impõe derrota ao Palácio dos Leões e é eleito presidente da Famem

0
519
Erlanio Xavier (C), ladeado pelo vice, Luciano Genésio (E), e o deputado federal Juscelino Filho, do DEM, foi eleito para presidir novamente a entidade

Prefeito de Igarapé Grande comendará pela segunda vez a entidade de representação dos gestores municipais

AQUILES EMIR

Com uma diferença de 16 votos, o prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier (PDT), foi eleito presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem). O eleito obteve 112 votos contra 96 do adversário.

A eleição, com votação presencial, teve a participação de 214 prefeitos. O prefeito de João Lisboa, Vilson Lima, não justificou e nem se fez presente na sede da entidade. Dois prefeitos deixaram de votar por estar cumprindo isolamento social devido à Covid-19, os prefeitos de Bequimão, João Batista; e de São Domingos do Azeitão, Lourival Leandro dos Santos Júnior (Júnior do Posto). Cinco votos foram anulados pela comissão eleitoral.

Esta é a segunda vez que ele dirigirá a entidade, já que havia interrompido o primeiro mandato, em outubro do ano passado, porque era candidato à reeleição em seu município.

A eleição movimentou a sede da entidade, na Avenida dos Holandeses (Calhau), em São Luís, durante todo o dia, e era grande a expectativa pelo resultado, já que envolvia duas das maiores lideranças políticas do estado, o senador Weverton Rocha (PDT), que apoiava o vencedor, e o vice-governador Carlos Brandão (Republicanos), governador em exercício, apoiador de Fábio Gentil (Republicanos), prefeito de Caxias, o derrotado.

A vitória de Erlanio foi traduzida como uma derrota do Palácio dos Leões, já que a chapa derrotada tinha apoio explícito do Governo do Estado. O governador Flávio Dino (PCdoB) optou por seu ausentar do estado, para não passar a ideia de não interferência pessoal no processo, mas orientou o vice, Carlos Brandão, a coordenar uma chapa de oposição.

Trata-se de mais um reflexo da crise que se criou na base aliada do Governo com a eleição municipal do ano passado, já que Weverton se recusou a apoiar o candidato de Dino em São Luís, Duarte Júnior (Republicanos) e com o apoio a Eduardo Braide (Podemos) impôs um vexame ao governador, que gostaria de ter um aliado no comando da capital.

Logo após o resultado, Weverton Rocha publicou nas redes sociais mensagens de parabenização ao vencer. “Parabenizo o prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier, pela reeleição à presidência da Famem e toda a chapa “Salvio Dino: municipalismo na prática”, por meio do vice-presidente eleito, prefeito Luciano Genésio, de Pinheiro”, disse ele.

Numa segunda postagem em sua conta no Twitter, disse que “desejo sucesso à diretoria da Famem. Que todos possam trabalhar para apoiar as ações do municipalismo e que a entidade continue atuando para garantir as melhores condições de governabilidade para os prefeitos, pois assim quem vence de verdade é a população. Bom trabalho a todos!”

 

Imagem

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui