Confirmação de Flávio Dino para o ministério de Lula garante Ana Paula Lobato no Senado

542

Vice-prefeita de Pinheiro foi escolhida após entrar no PSB

AQUILES EMIR

Com o anúncio feito, semana passada, a aliados, pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que o senador eleito pelo Maranhão, o ex-governador Flávio Dino (PSB), está confirmado para ocupar o Ministério da Justiça, a representação do Maranhão no Senado eleita para a próxima legislatura, será feita pela vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paulo Lobato (PSB). Aos 37 anos, ela foi escolhida para primeira suplente na chapa de Flávio Dino, depois de ingressar no PSB.

Além de vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula é enfermeira e empresária do ramo de aluguel de equipamentos e comércio de máquinas para construção. No Senado, terá como companheiros de bancada a também senadora Eliziane Gama (Cidadania) e Weverton Rocha (PDT).

Como a posse do Executivo é dia 1º de janeiro e a do Congresso somente em fevereiro, isto significa dizer que antes mesmo de assumir no cadeira no parlamento, Dino já deverá estar no governo e apenas se licenciará para tomar posse no cargo para o qual foi eleito com 1.889.920 e depois retornar à Esplanada dos Ministérios, ficando a suplente no mandato pelos próximos quatro anos.

Pesaram para a escolha de Ana Paula para primeira suplente as ações realizadas por ela à frente da Prefeitura de Pinheiro quando o titular Luciano Genésio foi afastado por determinação do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, e a forte liderança do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão,  Othelino Neto (PCdoB), com quem é casada.

Atual7
Ana Paula com o senador Flávio Dino e o deputado Othelino Neto (D)

Na eleição de vice-prefeita em 2020 ela pertencia ao PDT, partido que lançou Weverton Rocha ao governo do Estado, tornando-se um dos maiores adversários de Flávio Dino, de quem foi aliado até o início deste ano, quando foi preterido na escolha do candidato a governador pelo grupo do Palácio dos Leões. Com a troca de legenda, a estrada para chegar ao Congresso foi pavimentada para ela.

Ana Paula coordena ainda, na Assembleia Legislativa, o Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), entidade com atuação de caráter filantrópico.

Prefeitura – No período que exerceu o cargo de prefeita de Pinheiro, conseguiu dar celeridade à imunização adulta e infantil contra a Covid-19, reabasteceu a rede pública municipal de saúde com medicamentos, insumos e equipamentos.

Também reajustou o piso salarial dos professores, lançou o primeiro pregão eletrônico do município, abriu dados que estavam ocultos no Portal da Transparência e entregou capacetes ao mototaxistas. Além disso, recuperou pontes e também vistoriou e entregou várias obras do programa Pró-Asfalto.

A saída do PDT e filiação ao PSB ocorreram em meio ao convite e anúncio por Dino para compor a chapa majoritária, feito no dia 31 de março.

(Com informações do Atual7)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui