Especialista dá dicas sobre como evitar que os pelos do cachorro fiquem embolados 

0
209

Se não forem escovados e retirados, os nós podem chegar até à pele causando feridas 

 Uma das reclamações mais frequentes dos tutores de cachorros é sobre os nós que se formam nos pelos dos animais. Algumas raças estão mais propensas a esse tipo de problema em razão da pelagem longa, caso do Shih-tzu, Lhasa Apso, Yorkshire, Maltês e outros. Parte da beleza dos pets, os pelos merecem atenção especial na escovação para evitar, inclusive, que se machuquem durante o desembaraço.

“O tutor que tem o animal de pelos longos, ele precisa pentear com frequência, assim reduz os nós. Existem no mercado fluidos que ajudam a desembaraçar os pelos dos animais. Outra dica é escolher uma escova adequada para localizar bem os nós”, explica a médica veterinária e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da faculdade Pitágoras, Carla Janaina Rebouças.

A especialista acrescenta que alguns pontos do corpo do animal são mais propensos para os pelos embolarem como perto da orelha, da virilha e no pescoço. Segundo a especialista, se os pelos estiverem muito embolados, a solução é a tosa. “Mesmo penteando com a escova e usando os fluidos e não for possível desembolar, o jeito é fazer a tosa por um especialista, evitando possíveis acidentes com o pet”, pontua.

Para evitar os nós, que prejudicam tanto a pelagem e por vezes pode até irritar os pets na hora de desembaraçar, a professora dá algumas dicas. Confira:

  • Banho: é importante manter uma frequência na higienização dos animais, por meio do banho, eliminando as sujeiras que ficam nos pelos, que contribuem para a formação dos nós.
  • Escovação: deve ser frequente, geralmente, a cada dois dias. Nesse momento, podem ser escovados também os pelos do bigode. É importante que sejam escolhidos escovas e pentes adequados para pets, até mesmo para evitar que os pelos quebrem durante esse cuidado.
  • Produtos: evite pentear o pelo seco. É recomendado usar produtos específicos, que vão auxiliar no processo de desembaraço e remoção dos nós. Além disso, também ajuda a dar mais brilho, maciez, prevenindo a formação dos pelos embolados e frizz.
  • Xampu: na hora do banho do pet, a escolha do shampoo é muito importante. Esse produto promove a limpeza e prepara a pelagem para receber outros produtos, como o condicionador. É parte essencial nesse cuidado, tendo variada opções no mercado pet. É muito importante solicitar orientação ao médico veterinário.

 

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação