Fifa pede visual melhor no VAR para ajudar os árbitros nos lances de impedimentos

0
402
Soccer Football - FIFA World Cup 2022 South American Qualifiers - Brazil v Venezuela - Estadio Morumbi, Sao Paulo, Brazil - November 13, 2020 Referee Juan Gabriel Benitez refers to VAR Fernando Bizerra/Pool via REUTERS

Sistema atual foi criticado após decisões polêmicas em ligas da Europa

A Fifa pediu a empresas de tecnologia para conceberem maneiras de melhorar o visual do assistente de vídeo (VAR) para ajudar os árbitros nas decisões de impedimento, disse a entidade global de futebol nesta terça-feira (17). O sistema atual, que envolve o uso de linhas pontilhadas para determinar se um jogador está impedido, passou a ser criticado após uma série de decisões polêmicas nas grandes ligas europeias.

Na tentativa de melhorá-lo, a Fifa disse que as empresas receberão “séries de dados anônimos” de decisões de impedimento, com base nas quais devem apresentar soluções possíveis. A entidade ainda disse que três provedores de tecnologia expressaram interesse em desenvolver uma tecnologia semiautomatizada para melhorar o processo de revisão de incidentes de impedimento.

“O objetivo deste desenvolvimento é melhorar ainda mais os algoritmos dos sistemas com base na coleta de séries de dados de centenas de incidentes de impedimento diferentes”, disse a entidade.

A Fifa também informou que debateu o desenvolvimento do conceito do VAR “light”, que almeja criar uma tecnologia mais acessível que pode ser implantada em todos os níveis do esporte.

(Agência Brasil com informações da Reuters com foto Fernando Bizerra).

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação