Portuguesa volta a conquistar um título e disputará Série D do Campeonato Brasileiro em 2021

431

Lusa derrota Marília e conquista título de campeão da Copa Paulista

Após anotar 2 a 1 na partida de ida, no Abreuzão, em Marília, na tarde do último domingo (20), a Portuguesa recebeu o Marília, no Canindé, em São Paulo, na noite desta quarta-feira (23), venceu, por 3 a 1, e conquistou o título inédito da Copa Paulista.

Com a ida à decisão a dupla garantiu calendário nacional na próxima temporada. A Lusa já divulfoi que vai disputar o Campeonato Brasileiro da Série D, enquanto o Marília , consequentemente, vai para a Copa do Brasil.

No ano que vem, os paulistanos ainda tentarão o acesso no Paulistão A2. Os interioranos, por outro lado, jogarão o Paulistão A3. Além disso, os donos da casa garantiram R$ 250 mil em premiação da Federação Paulista de Futebol (FPF); os visitantes ficaram com R$ 150 mil.

Galeria de troféus – Com a taça inédita da Copa Paulista, a Portuguesa coloca mais um troféu na estante, que conta com Campeonato Paulista de 1935, 1936 e 1973, Torneio Rio-São Paulo de 1952 e 1955, Série B do Campeonato Brasileiro de 2011 e Campeonato Paulista da Série A2 de 2007 e 2013.

O Marília, por outro lado, segue com dois títulos na galeria – Campeonato Paulista da Série A2 de 1971 e 2002. Curiosamente, em 2019, os interioranos foram vice-campeões do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, ocasião em que perderam a decisão para o Paulista.

Últimas participações – A Portuguesa não disputa uma competição nacional desde 2017, quando foi eliminada na segunda fase da Copa do Brasil e na primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. O Marília jamais participou da Copa do Brasil e está afastado desde 2013, quando caiu na primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D.

O jogo – Mesmo com a vantagem construída na partida de ida, a Portuguesa começou a finalíssima controlando as ações, tanto que, antes dos 20 minutos, Maykinho exigiu duas boas defesas de Igor Castro e Diogo Calixto quase marcou após desviar finalização de Caíque.

De tanto pressionar, os donos da casa abriram o placar. Aos 37, Adilson Bahia converteu penalidade máxima cometida por Geninho, que derrubou Raphael Luz dentro da área após lançamento em profundidade. Maykinho, aos 43, ficou perto de ampliar.

Desesperado para virar, o Marília voltou do intervalo com o atacante Lucas Lino entrando na vaga do zagueiro Arthur Gaúcho. Entretanto, foi a Portuguesa que levou perigo e acertou a trave duas vezes – com Diego Jussani, aos cinco minutos, e Adilson Bahia, aos oito.

Já aos 13, Geovani fez ótima jogada individual, puxando da esquerda para a direita, limpou dois marcadores e bateu no cantinho direito. Léo Couto, aos 14, respondeu, acertando um balaço na gaveta superior esquerda e marcou o gol maqueano.

Léo Couto ainda ficou perto de empatar, mas o goleiro Dheimison fez linda defesa e impediu a igualdade, aos 17. Pouco depois, Rapahel Luz encaminhou o título rubro-verde ao dividir com Igor Castro após jogada paulistana pela esquerda e cutucar para dentro. 

O Marília ainda marcou o segundo gol com ótima cabeçada de Diogo Calixto, aos 37. Caíque, aos 43, carimbou o travessão, a terceira bola lusitana que pegou no poste na etapa complementar

(Com informações da FPF)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui