Está disponível o resultado da seleção da Capes para formação de professores

0
78

Cada programa beneficiará mais de 60 mil alunos de licenciatura

O resultado da seleção para a formação de 60 mil professores, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), já está disponível para consulta. A seletiva é referente aos programas Residência Pedagógica e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Cada programa beneficiará com 30.096 bolsas.

Concorreram 564 propostas de 302 instituições de ensino superior. Das vagas, 60% foram destinadas aos cursos de Pedagogia, Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Naturais, áreas em que há maior déficit de formação de professores.

O presidente da Coordenação, Benedito Guimarães, ressalta que “esta é mais uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Capes, voltada a alunos de licenciaturas quanto à meta 16 do Plano Nacional de Educação, relativa à formação de professores da Educação Básica”.

Devido às restrições sugeridas pelos órgãos de saúde por causa da Covid-19, os projetos foram analisados por uma comissão de consultores externos temporários que trabalharam de forma virtual.

Confira, abaixo, as listas com o resultado final:

Programas – O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e a Residência Pedagógica são destinados a alunos de licenciatura. No Pibid, as bolsas são ofertadas a estudantes que estão na primeira metade do curso. Com esse programa, objetiva-se que o bolsista tenha uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

Já o programa Residência Pedagógica integra a Política Nacional de Formação de Professores, cujo objetivo é aperfeiçoar o estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura. Nesse programa, o licenciando inicia sua imersão na escola de educação básica na segunda metade do seu curso.

(Agência Educa Mais com informações do MEC)

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação