Estaleiro em São Luís fabrica embarcações que podem diminuir tempo de travessia para Baixada

201
Estaleiro da Internacional Marítima, em São Luís, onde são produzidas embarcações levadas para a Bahia

Embarcação está sendo levada para o estado da Bahia

Um modelo de embarcação, catamarã ferry, que será apresentado nesta quinta-feira (29), pela Internacional Marítima e a Bate Vento, pode se tornar numa saída para os problemas de travessia na Bahia de São Marcos entre São Luís e Alcântara. Esse tipo de embarcação está sendo vendido para o estado da Bahia, onde será utilizado na travessia entre Salvador e Morro de São Paulo.

Segundo o empresário Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, sócio da Internacional Marítima, a fabricação é 100% maranhense, num estaleiro localizado na Ponta da Espera, em São Luís, onde são produzidos diversos modelos de barcos. Além do estaleiro de São Luís, a empresa em sociedade com a Bate Vento, conta com outro estaleiro, em Navegantes, no estado de Santa Catarina.

Catamarã – Para o evento desta quinta, às 08h na Marina Aven (Pier Massari), na Península da Ponte d´Áreia, os donos das duas empresas pretendem reunir, além de empresários, autoridades estaduais e municipais para que conheçam um tipo de embarcação que pode ajudar a melhorar o transporte de passageiros e até mesmo de carga entre a capital e a Baixada Maranhense, por onde é feita uma ligação com o vizinho estado do Pará.

Numa travessia entre as cidades de Alcântara e São Luís, a viagem pode ser de apenas 25 minutos, que hoje é feita em 45. Já o tempo da viagem entre Ponta da Espera, em São Luís, e Cujupe, na Baixada, pode ser reduzido pela metade, isto é, em vez de noventa, apenas 45 minutos.

A utilização dessas embarcações, além de resolver os problemas de transporte,  estimula o segmento da indústria naval. Hoje, a Bate Vento e a Internacional empregam cerca de 300 pessoas, direta e indiretamente, e isto pode aumentar significativamente com a expansão do mercado.

Luiz Carlos Cantanhede faz questão frisar que nessas fabricações são utilizados equipamentos sofisticados, que garantem segurança a quem trabalha ou viaja nesses modelos de embarcação. Ele garante que a qualidade se assemelha aos tipos de embarcações utilizadas dentro e fora do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui