Estrada de Ferro Carajás lidera classificação ambiental entre ferrovias brasileiras

96

Índice permite acompanhar ações de proteção ambiental

A Estrada de Ferro Carajás e a Estrada de Ferro Vitória a Minas, ambas administradas pela Vale, receberam as melhores avaliações ambientais entre as ferrovias brasileiras, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O Índice de Desempenho Ambiental (IDA) é aplicado pelo órgão federal responsável pela concessão, fiscalização e regulação das ferrovias brasileiras.

Nesta edição, a Estrada de Ferro Vitória a Minas e a Estrada de Ferro Carajás receberam a 1ª colocação, com a melhor pontuação entre todas as ferrovias brasileiras com 0,86 em uma escala de 0 a 1.

Para Paulo Oliveira, gerente de Meio Ambiente do Corredor Norte da Vale (mina, ferrovia e porto), “o resultado reflete o compromisso da empresa na priorização de ações sustentáveis, que visam ao desenvolvimento de empreendimentos atrelados à proteção do meio ambiente. Este reconhecimento demonstra para Vale que estamos com a “locomotiva” seguindo para o caminho correto”, afirma.

Representantes da Estrada de Ferro Carajás na premiação da ANTT que ocorreu em Brasília

O índice permite à ANTT acompanhar e incentivar as ferrovias a desenvolverem ações sustentáveis e de proteção ao meio ambiente. O indicador é formado a partir de quesitos como correta destinação de resíduos; reuso de água; controle de emissões; eficiência energética; relacionamento com moradores de cidades vizinhas às ferrovias; e iniciativas de preservação do meio ambiente.

Ao todo, o IDA avaliou 15 indicadores de desempenho socioambiental e 34 critérios, como: Política Ambiental Institucional, práticas e resultados obtidos pelas concessionárias.

ISO – A EFC se mantém nesta posição desde 2019, com constante evolução da nota. Em 2019: pontuação de 0,81;em 2020: 0,83 e em 2021: 0,86. Entre as ações desenvolvidas pela EFC destaca-se a manutenção da certificação ISO 14001 no Terminal Ferroviário de ponta da madeira e a certificação nesta mesma norma para toda linha tronco da EFC, do km 0 a 892 e o ramal ferroviário do sudeste do Pará, o que tornou a EFC a 1ª ferrovia da Vale certificada no Brasil.

A ISO 14001 é uma norma internacional que define requisitos para implementação de um sistema de gestão ambiental eficaz, para garantir que as instituições desenvolvam práticas sustentáveis em seus negócios. A ideia é proporcionar a melhoria no controle de custos por meio da conservação de matérias-primas e energia e um processo contínuo de aprimoramento da gestão ambiental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui