
A estudante maranhense Antônia Karinny Fidalgo de Sousa, 14 anos, irá representar o Brasil no ISF U15 Gymnasiade 2025, o Mundial de Atletismo Escolar Sub-15, na Sérvia. Ela é aluna do Colégio Militar 2 de Julho-Unidade IX, em Caxias, onde obteve apoio e suporte para alcançar mais esta conquista.
A convocação foi confirmada essa semana, pelas confederações brasileiras do Desporto Escolar (CBDE) e de Atletismo (CBAt). O campeonato ocorre de 4 a 14 de abril, na cidade de Zlatibor, e reunirá atletas de várias partes do mundo.
Serão 25 modalidades esportivas, incluindo quatro paraesportivas. Antônia Fidalgo irá competir no atletismo, modalidade lançamento de disco, na qual ela já acumula várias conquistas.
A atleta garantiu sua classificação após uma sequência de desempenhos destacados no lançamento de disco e de martelo, suas especialidades.
“Chegar a esse nível de competição, para mim, representa o retorno por todo o esforço, dedicação e disciplina que venho investindo nos treinos. Estou muito feliz em poder representar o Maranhão, e o Brasil, em uma competição tão importante. Agradeço primeiramente à Deus, à minha família, ao meu treinador Abraão Baía e aos meus professores, que sempre me apoiaram, incentivaram e investiram para que eu pudesse alcançar tantas vitórias”, afirmou a jovem.
Ela se prepara para a competição e intensifiou os treinamentos.
A rede do Colégio Militar 2 de Julho é coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e referência no incentivo ao esporte escolar.
O comandante da unidade, 1° tenente Júlio Barbosa, ressaltou o simbolismo da conquista para a instituição.
“Nossa rede escolar se pauta em uma formação acadêmica de excelência e no incentivo ao desenvolvimento integral dos nossos alunos. Antônia Fidalgo é um exemplo dos resultados que podemos alcançar, com dedicação e suporte adequado. Nossos parabéns a ela e que traga mais essa vitória para orgulhar nosso estado”, enfatizou.
A presença da jovem atleta maranhense na delegação brasileira também foi destacada pelo comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto. “A participação de Antônia Fidalgo neste mundial mostra o êxito do Colégio Militar 2 de Julho, na missão de formar jovens disciplinados, determinados e preparados para os desafios da vida. A jovem atleta levará consigo o nome da escola e do Maranhão para o cenário internacional. Desejamos a ela todo o sucesso e vitória”, pontuou.
A delegação brasileira no mundial de atletismo é formada por 26 estudantes-atletas e dois técnicos, participando desta que é a segunda edição da competição. A primeira foi realizada em 2021, na cidade de Belgrado, Sérvia. O evento é organizado pelo International School Sport Federation (ISF).
Conquistas esportivas – Antônia Fidalgo contabiliza uma série de consquistas no esporte, sendo orgulho da comunicdade escolar de sua cidade e do Maranhão. Em 2024, ela representou Caxias, o Maranhão e o Brasil, nos Jogos Sul Americanos, na modalidade atletismo, em evento realizado na Colômbia para atletas de 12 a 14 anos.








