Estudante do Sesi de Imperatriz cria e-book para falar de robótica para iniciantes

0
249

Henrry Glissoly tem 14 anos e é um apaixonado por robótica  


Nem mesmo a pandemia e o estudo remoto em decorrência da pandemia diminuíram a criatividade, a determinação e a paixão por robótica do estudante do Sesi – Escola Marly Sarney, Henrry Glissoly Maciel Amaral, de 14 anos, que criou um e-book para facilitar o aprendizado de iniciantes no mundo da robótica.

“No e-book coloquei assuntos que todos precisam saber, abordei também assuntos que pesquisei quando comecei e não encontrei, e após muitas pesquisas em vários idiomas encontrei temas que desenvolvem cada vez mais os iniciantes no assunto, foram abordados assuntos de workshop ministrados por profissionais da First Lego League, após todos esses conhecimentos adquiridos elaborei um e-book para ajudar no desenvolvimento de iniciantes”, destaca o estudante que hoje atua como capitão da equipe do Serviço Social da Indústrias (Sesi) de Imperatriz, Robotic`s Angels.

Henrry começou na robótica participando do torneio da Olimpíada Brasileira de Robótica, onde a equipe dele foi  campeã maranhense e assim,  representaram o  Sesi Maranhão na etapa nacional em Pernambuco em 2018. Em 2019 e 2020, ele participou do First Lego League, na regional que aconteceu no Pará e seu time foi classificado para a etapa nacional em São Paulo.

Henrry e diversas equipes estão se preparando para o Torneio de Robótica First Lego League – Challenge, organizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), que pela primeira vez terá uma edição no Maranhão, com transmissão online pelos canais de comunicação do Sesi, no mês de maio.

Covid– Devido à pandemia da Covid-19, a competição será realizada remotamente, e seu principal ambiente de avaliação será pela First Reh (Remote Event Hub), uma plataforma oficial da FIRST desenvolvida especialmente para os torneios online.

As etapas regionais começam em 08 de abril e vão até 15 de maio. As equipes classificadas garantem vaga para o Festival SESI de Robótica, que será realizado entre 28 e 30 de maio de 2021.

Temporada 2020/2021 – Para a nova temporada, o tema é RePLAY. O intuito é incentivar a prática de atividades físicas para garantir uma melhor qualidade de vida, evitar o sedentarismo e promover a saúde.

Treinos na pandemia – Para a professora de robótica, Conceição de Maria dos Santos Oliveira, a experiência é bem desafiadora.

“Tivemos que traçar novas estratégias para alcançar nossas metas. Nossos treinos ficaram, de certa forma, limitados a trabalhar em apenas duas das áreas da competição sendo elas projetos de Inovação e Core Values e assim, estaríamos deixando duas áreas sem trabalhar, pois, depende muito de estar fisicamente no Laboratório de Robótica que é designer do Robô e o Desafio da Mesa. Para resolver a questão, juntos encontramos a solução nos meios tecnológicos para trabalhar estas duas etapas montando nossos robôs em plataformas virtuais, e treinos na mesa em simuladores numa visão 3D, assim pudemos desenvolver, testar e aprimorar um pouco nossas programações, localizando e corrigindo erros para obtenção de soluções, considerando os resultados esperados”, destaca a professora.

Estamos conseguindo nossos objetivos com muito esforço e dedicação, pois somos uma equipe, e juntos podemos explorar habilidades e ideias novas adquiridas, usamos a nossa criatividade e a persistência para resolver os problemas apresentados, e tendo a certeza do que aprendemos.  Os Cores Values estão nos norteando neste momento de tantas descobertas e aprendizado, como essa iniciativa do aluno Henrry, que muito nos orgulha”, relata a professora que também não esconde o orgulho de ser técnica de robótica, diante da possibilidade de vivenciar muitos cenários diferenciados, conhecimentos para a vida que vão além dos muros da Instituição. A professora em questão, hoje orienta 5 equipes na FLL, ( Robotic’s Angels, Airumã Bots, Bumba meu Bot, Freedom Wings e Guerreiros Lego), e já inicia uma nova competição que é F1 in Schools (Graffeno).

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação