
Vinte e dois estudantes de todas as regiões do estado vivenciaram a experiência de exercerem, por um dia, a atividade parlamentar, em mais uma edição do Parlamento Estudantil, realizado pela Assembleia Legislativa, nesta sexta-feira (29). Os “deputados estudantes”, selecionados em diversas escolas públicas e privadas do estado, seguiram todo o rito legislativo, elegeram a Mesa Diretora, discursaram e votaram projetos elaborados por eles mesmos, contemplando áreas como meio ambiente, educação, cultura, esporte, urbanismo, saúde, entre outras. O programa Parlamento Estudantil conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
O evento foi marcado pela realização da sessão legislativa, à tarde, conduzida solenemente pelo presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), em ato do qual também participaram os deputados Wellington do Curso (PSDB), Duarte Júnior (PCdoB) e Neto Evangelista (DEM), além das secretárias de estado Karin Barros (adjunta de Educação) e Tatiana Pereira (Juventude), que representou o governador Flávio Dino.
O programa Parlamento Estudantil tem como objetivo estimular entre estudantes maranhenses a reflexão sobre a política local e nacional, promover o exercício da cidadania e o conhecimento sobre como se organiza e se estrutura uma democracia representativa.

Após compor a mesa solene, o presidente da Assembleia deu posse aos 22 deputados estudantes e presidiu a eleição da Mesa Diretora da sessão legislativa do Parlamento Estudantil 2019. Duas chapas foram inscritas e empataram na votação. Sagrando-se vencedora, pelo critério de idade, a encabeçada por Alan José, de Bacabal; Ana Lúcia, de Grajaú e Antônio Keeferson, de Imperatriz.
Na ocasião, o deputado Othelino disse que o ato é um momento muito esperado e de muita empolgação de todos os servidores da Casa. Ressaltou ainda sua importância no cenário político atual brasileiro.
“Particularmente, nesta quadra histórica que vivemos, com a presença de uma corrente forte que defende uma linha antipolítica, é necessário que nós valorizemos esses momentos, até porque não há outro caminho para melhoramos nosso país, que não seja pelo campo democrático, por meio da política”, disse.

“Foi maravilhoso, um privilégio estar representando os jovens da minha cidade e uma oportunidade única na minha vida. Encabecei uma chapa só de mulheres, para mostrar que lugar de mulher é onde ela quiser estar. Essa foi a nossa intenção”, declarou a deputada estudante Chrislayne Santos Mendonça, do CE Aniceto Mariano Costa, de Matinha.

Deputado Othelino com os estudante e familiares comemoraram o momento vivenciado no Parlamento Estudantil (Agência Assembleia)
“Estou muito orgulhosa. Foi o maior presente de aniversário, que comemoro hoje, que poderia receber: presenciar minha filha vivenciando esse momento lindo e marcante em sua vida. Agradeço muito a escola e a Assembleia por essa oportunidade”, afirmo, emocionada, Cremilda de Jesus Ribeiro Mendonça, mãe de Clara Beatriz, também deputada estudante.
Neusa Silva Mendonça, diretora do Centro de Ensino Aniceto Mariano Costa, de Matinha, mostrou seu contentamento com o programa Parlamento Estudantil. “Trata-se de um programa maravilhoso, pois incentiva a juventude a participar e vê o quanto a política é importante em nossas vidas. Já participamos de todas as edições”, frisou a gestora escolar.
Avaliação – Para o coordenador da Consultoria Legislativa, Aristides Lobão, o Parlamento Estudantil 2019 cumpriu plenamente com seus objetivos. “O resultado foi altamente positivo. É importante destacar a qualidade e diversidades dos projetos de lei apresentados pelos deputados estudantes. Tudo saiu conforme o planejado. Agradecemos a todos que contribuíram para o êxito de mais uma edição do Parlamento Estudantil. Já vamos começar a planejar o próximo”, complementou.
(Agência Assembleia)