CONVERSA FRANCA
Medição de consumo de energia
A Equatorial Energia Maranhão e o 5º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís, promovem quinta-feira (03), às 09h, um evento público para apresentação dos procedimentos de apuração de irregularidades na aferição de consumo de energia. A ação pretende levar aos consumidores as observações técnicas apuradas para conferência regular da medição, como garantia de um consumo seguro e sustentável.
A iniciativa foi de representantes do escritório Galvão Leonardo, que defende a Equatorial em ações judiciais, com o intuito de identificar se os esclarecimentos técnicos prestados estão sendo compreensíveis. De acordo com o juiz Alexandre Abreu, titular da unidade judicial, o diálogo com o público também visa à oportunidade de construção de esclarecimentos, com uso da Linguagem Simples, que possibilite a melhor compreensão dos consumidores sobre ocorrências de defeitos e necessidade de correções.
A ação acontece na sede do juizado, que fica no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na área Itaqui-Bacanga.
Trabalhador amparado
Está em análise na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 2176/24 que prevê concessão do Benefício da Prestação Continuada (BPC) ao trabalhador encontrado em situação de trabalho escravo ou análogo, e que será concedido pelo período de seis meses, ou até que o trabalhador encontre um emprego regular.
O autor é o deputado Rubens Júnior, que justifica: “a proposta auxiliará sobremaneira para que as vítimas do trabalho escravo se sustentem até que consigam encontrar um emprego onde terão respeitados seus direitos”.
PENSANDO BEM…
É esquisito a presidente do Tribunal Superior Eleitoral ir a um programa de entrevistas e tecer comentários sobre a fala de um candidato a prefeito num dos mais de 5 mil municípios do Brasil. Mas foi o que fez a ministra Carmen Lúcia ao ser provocada no Roda Viva, desta segunda-feira, onde criticou Pablo Marçal por uma fala num debate com a adversária Tábata Amaral. Alguém pode adivinhar como seria seu voto se essa questão fosse levada à apreciação da Corte?
Expomecânica em São Luís
São Luís sediará, dias 30 de novembro e 1º de dezembro, a Expomecânica Maranhão, evento promovido pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Maranhão (Sindirepa), em parceria com o Sistema Federação das Indústrias (Fiema, Sesi, Senai e IEL) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA).
O evento, lançado semana passada, será realizado no Multicenter Sebrae e reunirá empresários do setor de reparos de veículos, do Maranhão e de outros estados
- PAUSA PARA MEDITAÇÃO
- Quem quer fazer algo encontra um meio, quem não quer fazer nada arranja desculpas.
- (Proverbio Árabe)
Experimente Senac
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realizou, de 15 a 26 de setembro, o evento “Experimente Senac”, que encontro, que ocorreu nas unidades de São Luís, Açailândia, Caxias, Bacabal e Balsas.
O objetivo foi juntar alunos da instituição para ouvirem depoimento de empresários a fim de formarem opinião sobre como atuar no mercado de trabalho. Além disso, foi realizada uma sessão de recrutamento onde empresas parceiras puderam conhecer candidatos e uma exposição dos egressos da instituição.
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Já que cobram tanto dos candidatos mais propostas e menos agressões aos adversários, por que os jornalistas que foram ao debate da Folha/UOL, em São Paulo, nesta segunda-feira, não perguntaram nada sobre planos de governo aos participantes e ficaram o tempo todo fazendo perguntas para jogar um contra os outros?
Empreendedorismo jovem
A última década foi marcada por um incremento no volume de empreendedores jovens no país. É o que revela um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No período que compreende o último trimestre de 2013 até os últimos três meses de 2023, a quantidade de empreendedores de 18 a 29 anos de idade cresceu 23% no Brasil.
Mais ônibus na Ilha
O empresário Leonardo Duarte, proprietário da empresa Expressso Grapiúna, e diretor do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET,) analisa o investimento das empresas para ampliar a frota de ônibus que servem as linhas metropolitanas que interligam os municípios da Ilha:
“É um impacto muito forte, e sabemos que o sistema ainda precisa de mais melhorias. Vamos continuar renovando a frota no ano que vem e mantendo essa parceria forte de compromisso com o usuário e com o Estado”.