Exames no presidente eleito Lula indicam leucoplasia. Saiba o que significa e quais as consequências

182

Mancha pode ser provocada por fumo ou álcool 

Exames feitos pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste sábado (12), apontam uma inflamação na garganta “decorrentes do esforço vocal” e uma “pequena área de leucoplasia”, espécie de mancha branca na corda vocal (leia definição abaixo).

De acordo com a revista Galileu, a inflamação pode aparecer em pessoas que tem o hábito de tomar bebidas alcóolicas em excesso e fumar, ou simplesmente entre quem costuma morder a parte interna das bochechas ou não está com uma dentadura ajustada.

“Aqueles que têm sistema imunológico fragilizado por infecções pelo vírus Epstein-Barr (VEB) ou HIV/aids podem apresentar leucoplasia pilosa, cujas manchas esbranquiçadas podem ser confundidas com candidíase oral, já que possuem uma aparência capilar”, diz a revista.

Apesar de serem benignas na maioria dos casos, quem se deparar com essas manchas na boca deve procurar um dentista ou médico para correto diagnóstico e tratamento, pois as leucoplasias também podem vir acompanhadas de sinais pré-cancerosos, como lesões avermelhadas e elevadas na boca. Segundo pesquisadores da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FO-USP), em artigo ao Jornal da USP, apenas “cerca de 1% dos casos [de leucoplasia] podem ser sofrer malignização.”

Exames – Os exames também confirmam a remoção completa do tumor que o petista teve em 2011, quando realizou tratamento contra um câncer na laringe e se curou no ano seguinte.

Lula esteve no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde realizou exames de rotina antes da viagem para a COP27, no Egito, prevista para segunda-feira (14).

O presidente eleito foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz e Dr. Rubens Brito.”

Lula participará da conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas nos dias 15 e 16, onde deve ter reuniões bilaterais com representantes de diferentes países e participar de dois dos três espaços brasileiros no evento.

Boletim médico 

O Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para avaliação clínica multidisciplinar de rotina.

Foram realizados exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias e PET scan, que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011.

O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e  pequena área de leucoplasia na laringe.

O que é leucoplasia  – Segundo a Wikipedia,  Leucoplasia ou leucoplaquia é uma mancha ou placa branca, com bordas irregulares, firmemente aderida a uma mucosa, geralmente na boca ou na vagina. É uma lesão pré-maligna, geralmente causada ao tabagismo e etilismo. A forma proliferativa (aumenta de tamanho) possui 70 a 100% de risco de se transformar em um carcinoma de células escamosas. A forma localizada (não aumenta de tamanho) possui 3 a 15% de se transformar em câncer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui