Exposição e comercialização de produtos agropecuário foram destaques na Expo Indústria Maranhão

622
????????????????????????????????????

Produtos e serviços foram apresentados e comercializados 

A Expo Agro foi uma das grandes novidades desta quarta edição da Expo Indústria Maranhão, a principal feira multissetorial da região Nordeste que ocorreu no Multicenter Negócios e Eventos, no período de 26 a 29 de maio. Empresas e produtores do setor rural, sobretudo do agronegócio, fizeram exposição, degustação e comercialização de produtos e serviços em uma área destinada ao agronegócio.

O carvão produzido a partir do plantio de bambu foi um dos destaques da empresa Irrimar Agroflorestal, que chamou bastante a atenção do público que visitou o estande do Grupo Irrimar, localizado na Expo Agro.

“Este é um carvão diferenciado, que possui três vantagens: não derruba a floresta, não tem fumaça e tem mais poder calorífico”, explicou o gerente de projetos de irrigação do Grupo Irrimar, Luís Augusto Martins.

A empresa vai concluir o plantio de bambu de 260 hectares no município de Timon. A colheita da planta acontece após três anos do plantio, que é feito com mudas. Além do carvão, a empresa faz a comercialização de mudas de bambu. Dois milhões e quinhentas mil mudas foram vendidas para um empreendimento com o qual a Irrimar tem um contrato de fornecimento a cada 60 dias.

Instalado também na Expo Agro, no estande da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Sistema Faema/Senar) foi apresentada a agroindústria da farinha de mandioca, de Viana, e o alambique (cachaça) de Baixão do Cosmo, do município de Sucupira do Riachão, além das oficinas de Farinha e de cachaça. Houve ainda a degustação e comercialização da cachaça Baixão do Cosme, que recebeu assistência técnica do Senar na produção da cachaça artesanal.

O presidente do Sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho de Sousa, avaliou o evento de forma muito positiva.

“Nós, do Sistema Faema/Senar, estamos satisfeitos com os resultados obtidos na Expo Indústria 2022. Tivemos também, de forma permanente, uma consultora/instrutora da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para atender a todos os visitantes do estande com informações acerca das nossas ações em favor do homem rural. Então, sentimos orgulho de ter participado e certamente, contribuído para que este evento permaneça no calendário das grandes ações em favor da sociedade e em especial do agronegócio”, avaliou Raimundo Coelho.

Além da Expo Agro, na Expo Indústria Maranhão o agronegócio foi debatido durante o painel “Maranhão dentro de um Novo Contexto Agroindustrial”, que teve a participação da especialista em agronegócio, Roberta Párfaro – que discorreu sobre a commodities, Ticiane Figuerêdo – que defendeu que os fatores sociais, ambientais e de governança (ESG) que devem ser considerados nas práticas produtivas do agronegócio e da agroindústria e por último a participação de Gisela Introvini que encerrou o painel alertando sobre a necessidade de mitigação dos impactos ambientais e da necessidade de mão de obra especializada para entender como trabalhar a agricultura de modo sustentável.

Com a correalização do governo do Estado, Sebrae Maranhão e Sistema Fecomércio, a Expo Indústria Maranhão teve 12 espaços de atratividades com uma programação bastante diversificada voltada para a indústria, comércio, turismo e agronegócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui