Exposição na Galeria Trapiche reúne telas inspiradas na cultura popular

0
888

O artista plástico Ciro Falcão abriu nesta terça-feira (07) a mostra Carne de Carnaval, que, em pinceladas fortes captam o movimento da cultura popular, a roda do tambor de crioula, bumba meu boi, palhaços, fofões, foliões e fantasias de Carnaval. São 15 telas que ficam em exposição até 10 de março.

Além das telas, a exposição conta também com instalações e máscaras de fofão. Durante a abertura, o artista ressaltou que ministrará ainda duas oficinas na Galeria Trapiche. “A primeira delas acontecerá no dia 20 de fevereiro, pela manhã e será oferecida para os usuários do projeto Casa do Bairro, mantida pela Prefeitura de São Luís. A segunda será aberta a toda comunidade e acontecerá no dia 23 de fevereiro, das 14h às 17h, na Galeria Trapiche, atendendo a intenção do equipamento cultural que também é promover o fomento, a capacitação”, explicou.

Para o artista, a exposição resgata parte do imaginário e lendas que estão na formação da cultura maranhense, do folclore popular. Na noite de abertura, Falcão convidou cinco alunos dele, estudantes do terceiro ano do Centro de Ensino Cidade de São Luís, para apresentar trecho da peça “Guará”, inspirado na história de uma batalha.

“Em sala de aula, eu sempre estimulo os alunos a trabalharmos o conteúdo de educação artística em várias linguagens. Uns preferem artes visuais, outros o teatro, outros música e dança. E eu sempre tento incluir nas aulas informações e conhecimento sobre cultura popular, sobre nosso folclore, folguedos, e essa exposição fala muito disso e da minha trajetória como artista plástico”, disse.

A noite de abertura foi encerrada com apresentação do tambor de crioula do Mestre Macaxeira. A Galeria Trapiche Santo Ângelo fica localizada na Avenida Senador Vitorino Freire, em frente ao Terminal de Integração, com horário de visitação das 9h às 19h.

Ciro Falcão é artista premiado e reconhecido na história das artes visuais do Maranhão. Recentemente, integrou o grupo de artistas que foram entrevistados para a primeira parte do projeto “Arte Maranhão”, uma série de 39 filmes que vai mapear a história das artes plásticas maranhenses dos últimos 70 anos, sob a direção do cineasta Beto Matuck e iniciativa do Museu da Memória Audiovisual do Maranhão. O vídeo pode ser conferido no Youtube como “Arte Maranhão – Ciro Falcão”.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação