
Mostra fica cartaz até o próximo sábado
Composta de telas que destacam a luz que incide sobre paisagens de São Luís, além de temas religiosos e literários, a exposição “A luz ludovicense”, do artista visual Moura Júnior, foi aberta na manhã desta terça-feira (23), na Galeria Ilzé Cordeiro, no Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público do Maranhão. A mostra fica em cartaz até o dia 27 de novembro.
São 18 quadros em forma figurativa, com estilo inspirado no impressionismo, em técnica acrílica sobre tela, com o uso de espátula. Anteriormente, o artista já havia apresentado uma exposição homônima no Espaço de Artes Márcia Sandes, na Procuradoria-Geral de Justiça.
Uma das telas, intitulada “Praia de São Marcos”, que retrata o fim de tarde no local com os prédios ao fundo, ressaltando aspectos urbanos e naturais, se destaca pelos tons intensos de amarelo. Da mesma forma, o quadro “Ponta d’Areia”, que apresenta barcos tradicionais de madeira, comuns no litoral da ilha e em todo o Maranhão, traz a luz mais bonita revelada nos finais de tarde na cidade.
Outra tela que chama a atenção é “Um brilho ludovicense”, que apresenta a vista da praça Gonçalves Dias, com destaques para o rio Anil e para a igreja dos Remédios. Na mostra, há, ainda, uma paisagem noturna do Centro de São Luís, com a ponte do São Francisco, com traçados fortemente impressionistas.

Maranhense, Moura Júnior pinta desde a infância, tendo começado profissionalmente aos 18 anos. Sobre a mostra, ele disse: “Esses temas que aqui apresento, venho trabalhando neles há alguns anos desde quando voltei a morar em São Luís em 2014. Daí algumas temáticas me apaixonaram, como a Igreja dos Remédios, a vista da Praia de São Marcos, a Igreja do Desterro. Então, são temas que eu venho sempre fazendo algum esboço ou alguma releitura. E outros são recorrentes na minha carreira”.
Há ainda quadros que retratam temas como a Santa Ceia, Dom Quixote de La Mancha e Themis, deusa da Justiça.
Abertura – Durante a abertura, além do artista, compuseram o dispositivo de honra o curador do Centro Cultural e Administrativo do MPMA, Francisco Colombo; a promotora de justiça auxiliar da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMP), Maria de Jesus Heilmann, e o promotor de justiça Francisco Teomário Serejo (da 1ª Promotoria Regional do Meio Ambiente).
- SERVIÇO
- Exposição “A luz ludovicense”, de Moura Júnior
- Quando: até o dia 27 de novembro
- Local: Espaço de Artes Ilzé Cordeiro, no Centro







