Exposição Origens do Mundo: Waurá abre programação de 22 de maio a 1º de junho no Centro Cultural Vale

18

Aos sábados há visitas guiadas e intérpretes de libras

O Centro Cultural Vale Maranhão abre ao público seu novo programa de exposições: Origens do Mundo. A cada edição, serão apresentados aspectos da cultura dos povos e comunidades originárias brasileiras por meio de suas criações materiais.

Os indígenas Waurá, do Alto Xingú, abrem o programa. nesta quarta-feira (22), às 10h, com dez fotografias de autoria de Piratá Waurá e duas máscaras Atuyuwa dos Apapaatai, seres-espíritos que povoam o território e a cosmogonia xamânica Waurá, instaurando o caos ao mesmo tempo que promovem a cura.

Fruturos — Tempos Amazônicos, com abertura prevista para 1º de junho, apresenta a Amazônia em diferentes tempos e através dos conhecimentos dos povos originários.

Na mostra, os desafios atuais da Amazônia e os caminhos já existentes para a sua permanência no futuro são destaque.

Três pilares guiam a ideia de um novo modelo de desenvolvimento socioambiental e econômico para a região amazônica: conhecimento científico, saberes tradicionais e compromisso com a conservação da floresta.

A exposição é resultado da articulação desses princípios. Venha navegar pelas belezas, mistérios e urgências da maior floresta tropical do planeta.

Zilmar – A exposição itinerante Zimar estreou no Museu Nacional da República, em Brasília e está aberta para visitação até 9 de junho.

Com curadoria de Jandir Gonçalves, Reinilda Oliveira e Sergileide Lima, a mostra apresenta ao público o trabalho do artesão Eusimar Meireles, que confecciona caretas de cazumba, um dos personagens mais fascinantes do nosso Bumba Meu Boi.

Ao todo, são 65 caretas feitas de capacete, cano de PVC, pára-lamas de moto, panelas de alumínio e outros diversos materiais. A exposição conta também com um documentário exclusivo, dirigido pelo cineasta Beto Matuck, que apresenta Zimar criando as caretas, enquanto conta sua história em Matinha (MA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui