
A Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), e a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca (Sagrima) realizaram, semana passada, em Açailândia, Imperatriz e Presidente Dutra, agenda de mobilização de produtores rurais com o objetivo de mobilizar os agropecuaristas para o debate sobre exportação de boi vivo pelo Porto do Itaqui.
O assunto será debatido, nesta quinta-feira (03) em audiência pública, na Assembleia Legislativa, proposta pelo deputado César Pires (DEM). Além do presidente da Faema, Raimundo Coelho, participou da mobilização o pelo professor César Viana. Foi apresentado também, na oportunidade, o programa Assistência Técnica e Gerencial, (AteG), por técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar).
Raimundo Coelho mobiliozou técnicos do Sistema Faema/Senar, presidentes de sindicatos de produtores rurais de diversos municípios maranhenses e lideranças políticas para esse encontros, que contou com participação d o secretário dMárcio Honaiser (Sagrima), que na região tocantina ministrou palestra sobre licenciamento ambiental e apresentou a política de desenvolvimento agropecuária do estado, com ênfase nos agropolos, lançados recentemente em São Luís.
“A interação com produtores têm sido positiva e esperamos que este apoio se concretize não somente na audiência pública, mas em outros programas que buscam melhorar a política de desenvolvimento da agricultura no estado”, afirmou Raimundo Coelho, sobre a participação de produtores no processo de mobilização.