Faltando nove meses para data da posse, Paulo Victor é eleito presidente da Câmara de São Luis

578

Novo presidente vai se confraternizar com governador

Nove meses antes da data da posse (1º de janeiro de 2023), o vereador Paulo Victor (PCdoB) foi eleito, nesta segunda-feira (04), presidente da Câmara Municipal de São Luís para o biênio 2023/24. A eleição foi por unanimidade, com votos dos 31 vereadores.

Os vereadores Francisco Chaguinhas (Podemos), Ribeiro Neto (Patriota) e Edson Gaguinho (União Brasil), foram eleitos, respectivamente, para os cargos de 1º, 2º e 3º vice-presidente, respectivamente.

A chapa “Vai Dar Certo” é formada ainda pelos vereadores Aldir Júnior (PL), Beto Castro (Avante), Fátima Araújo (PCdoB), Andrey Monteiro (Republicanos) e Antônio Garcez (Agir), 1º, 2º, 3º, 4º e 5º secretários, respectivamente, e também exercerão os cargos pelos próximos dois anos.

Após a proclamação do resultado, o novo presidente foi ao Palácio dos Leões agradecer o apoio recebido do governador Carlos Brandão (PSB).

Resultado com Diálogo – O bom diálogo do vereador na disputa pela presidência da Casa parece ter sido o fator determinante para a sua eleição. Tido por seus pares como conciliador e transparente, Paulo Victor foi elogiado por não escolher “lados” dentro da Câmara.

Na opinião do vereador Edson Gaguinho, a união dos parlamentares municipais só foi possível graças à empatia e resiliência que era comum entre os integrantes do grupo. “Eu sofri muito, mas me mantive fiel graças à empatia e resiliência que era algo comum entre a gente”, afirmou.

Demandas urgentes – A garantia da valorização dos servidores, a abertura de canais de diálogos com a sociedade, e a autonomia e independência do Legislativo foram apontadas como necessidades urgentes que o presidente eleito pretende adotar.

Paulo Victor destacou que de imediato pretende firmar um contrato para plano de saúde e a implantação do Ticket Alimentação para os servidores, a criação da Escola do Legislativo – a Escolegis e a instalação de uma creche que vai atender aos filhos dos servidores da Casa.

Paulo Victor e vereador com o governador Carlos Brandão, no Palácio dos Leões

Atribuições da Mesa – O mandato da Mesa Diretora tem duração de dois anos. Compete aos membros coordenar as atividades legislativas, bem como exercer a administração da Casa.

É função do presidente, dentre outras atividades, representar e administrar a Câmara, autorizar despesas e assinar correspondência oficial, além de convocar e presidir reuniões. O 1º e o 2º vice-presidente o substituem em caso de ausência, bem como exercem atribuições oficialmente delegadas por ele.

Já o secretário-geral controla a inscrição de oradores e os registros de presença dos parlamentares, além de responsabilizar-se pelos livros destinados aos serviços da Câmara. Seus dois vices são responsáveis por substituí-lo quando necessário, além de exercer as funções delegadas pelo titular.

Perfil –  Nascido em 08 de março de 1986, em São Luís (MA), Paulo Victor Melo Duarte é acadêmico de Direito e Comunicação (Relações Públicas). Sua primeira disputa em 2016, foi candidato a vereador, mas não logrou êxito ficando apenas na 1ª suplência da coligação, com 4.562 votos, mas assumiu o mandato de vereador com o licenciamento do titular Ivaldo Rodrigues, que passou a responder pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento.

Como principais marcas do seu mandato, destaque para projetos de lei que beneficiam, diretamente, mães, consumidores e trabalhadores. É de sua autoria a lei que regulamentou aplicativos de transporte na capital. Profissionais de Educação Física tiveram apoio na luta contra o abuso das cobranças de taxas nas academias, graças à chamada Lei do Personal, também de sua autoria.

Filiado atualmente ao PCdoB, Paulo Victor foi eleito vereador de São Luís, em 2020, com 6.035 votos. Chegou à presidência da Casa em seu primeiro mandato, entrando para a história do Palácio Pedro Neiva de Santana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui