Federação apresenta regulamenta para o Campeonato Maranhense de 2018

0
470

A Federação Maranhense de Futebol apresentou, nesta segunda-feira (27), o Regulamento definitivo do Campeonato Maranhense Profissional série-A 2018. A apresentação foi feita pela vice-presidente de Competições, Hans Nina, em uma reunião que contou com a presença dos representantes de todos os clubes que irão disputar a série-A do Estadual 2018.

Um dos temas abordados foi a qualidade dos estádios que sediarão os jogos do campeonato.  A FMF anunciou que os estádios devem ter os laudos previamente apresentados para poderem, assim, receber os jogos. Hans Nina destacou que cada clube tem que jogar em seu município sede, como manda o Estatuto do Torcedor.

Hans Nina utilizou o exemplo do São José de Ribamar para explicar que, em caso de solicitação de mudança de estádio, quando mandante, por razões especiais comunicadas em tempo hábil, tiver que jogar em São Luís, a partida será de portões fechados para torcedores, caso o adversário seja um clube da capital. Isso para evitar a caracterização de inversão de mando, o que é proibido por Lei, de acordo com o Estatuto do Torcedor.

“Quanto ao Sao José, terá que jogar em sua sede. Na impossibilidade, pode jogar em outros campos, desde que esses campos atendam todos os laudos. Contra times de São Luís, quando for mandante, não poderá jogar de portões abertos, pois isso caracteriza inversão de mando, prática vedada,” disse o vice-presidente.

Hans Nina também falou sobre a manutenção da tabela do campeonato, já divulgada na primeira reunião de proposta do Regulamento. “O Estatuto do Torcedor prevê a contestação do Regulamento, por qualquer interessado. As que tiveram foram analisadas, algumas consideradas e outras não. Tabela não há amparo legal. A ideia proposta sugeria sorteio, o que coloca em risco a uniformidade, com a possibilidade de um time da capital ser sorteado pra ser visitante contra adversários da Ilha, e faria demais jogos como mandante, ou seja, todos sem viagem.” Finalizou Hans.

(Com dados da FMF)

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação