CONVERSA FRANCA
Conecta Sindicatos em Imperatriz
A terceira edição do Conecta Sindicatos, a ser realizada dia 19 de setembro, no Restaurante Ritz, em Imperatriz, reunirá presidentes e representantes do associativismo ligados à Federação das Indústrias (Fima), diretores da entidade, assim como profissionais do setor industrial da Região Tocantina, governantes, representantes de entidades públicas e privados e parceiros da Federação. O painel, que é parte das comemorações dos 58 anos da Fiema, visa a discutir as estratégias e desafios para o desenvolvimento regional sustentável na região tocantina, com foco na reformulação das cadeias regionais de valor e nas alternativas para a sustentabilidade da integração regional. Para esta 3ª edição do Conecta Sindicatos foram convidados os palestrantes Fabrício Silveira, superintendente de Política Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e Márcio Guerra, superintendente do Observatório Nacional da CNI. O Conecta Sindicatos é um ponto de encontro consolidado para discussão de temas relevantes e promoção do desenvolvimento regional, alinhado com os objetivos estratégicos da Fiema.
“O nosso objetivo é celebrar os 58 anos da Federação ao mesmo tempo em que promovemos o diálogo e a troca de conhecimento sobre temas cruciais para o desenvolvimento industrial e econômico da região”, falou o presidente da instituição, Edilson Baldez.
Encontro Empresarial
A Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio) realiza na noite desta terça-feira (12) a segunda sabatina do Encontro Empresarial – Caminhos para o Desenvolvimento com candidatos a prefeito de São Luís, e o convidado é o atual prefeito, Eduardo Braide (PSD). Entre os temas que serão abordados, Infraestrutura, Transporte Público e Mobilidade Urbana; Comércio Ilegal, Turismo e Economia Criativa; Legislação, Burocracia e Tributos; e Educação, Saúde e Segurança. O candidato responderá perguntas dos empresários.
Cenas da cidade
Uma pequena imprudência de trânsito numa manhã ensolarada em São Luís do Maranhão, flagrada nesta quinta-feira no bairro da Camboa.
Resort urbano
O Rio Poty Hotel, localizado no bairro da Ponta d´Areia, em São Luís, está sendo adaptado para se transformar no primeiro resort urbano do Maranhão. De acordo com o seu diretor, Armando Ferreira, alguns investimentos já estão sendo providenciados a fim de acolher melhor os hóspedes, como academia, spa, restaurante elevado, bar panorâmico e, em breve deverá ser anunciada uma atração no segmento de jogos e apostas que tende a atrair clientes de todo o Brasil, e de outros países também.
Prefeito empreendedor?
O deputado federal Duarte Júnior (PSB) abriu, nesta terça-feira (10), na Federação do Comércio, a série Diálogo Empresarial – Caminhos para o Desenvolvimento, evento voltado para debater as melhores propostas para São Luís com os candidatos a prefeito. Em sua fala, o candidato lembrou sua trajetória de vendedor de chips, empregado dos Armazéns Paraíba, vendedor de cursos e agenciador de eventos turísticos para mostrar que conhece os anseios da classe empresarial, portanto sabe o que propor e como executar.
Inflação de São Luís
A redução das tarifas de energia elétrica e o preço do tomate contribuíram para que São Luís tivesse em agosto a maior redução de inflação. Eis o comentário do IBGE sobre o INPC: “Regionalmente, Vitória (ES) registrou a maior alta, com 0,13%, por conta da taxa de água e esgoto (4,04%).
Já a menor variação foi observada em São Luís (MA), com -0,58%, por conta dos recuos dos preços do tomate (-23,78%) e da energia elétrica residencial (-4,50%). Sobre o IPCA, “regionalmente a menor de -0,54% em São Luís (MA), por conta de recuos na energia elétrica residencial (-4,52%)”.
Uniceuma na Praia Grande
A Universidade Ceuma (Uniceuma) já desativou três campis em São Luís, nos bairros do Bequimão, do Anil e do Turu, ainda assim o deputado federal Duarte Júnior, que é candidato a prefeito de São Luís pelo PSB, acredita ter convencido o seu proprietário, Mauro Fecury, a abrir uma nova unidade, no bairro da Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís, em troca de incentivos fiscais. Outras empresas, segundo o candidato, já estariam sensibilizadas a ir para esta parte da cidade, que ele pretender dar atenção especial, se eleito.