
Vinte instituições públicas e privadas compõem o órgão
No Dia Nacional do Turismo, comemorado nesta segunda-feira (08), a Federação do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio) lançou a Câmara Empresarial de Turismo (CET/MA), dando mais um passo na sua política de representação e defesa dos interesses do trade turístico do estado. O órgão irá subsidiar as ações da entidade no fomento de iniciativas para fortalecimento do setor.
Participam da c^}amara, vinte entidades, entre as quais, as associações brasileiras de Hotéis, Agências de Viagem, Bares e Restaurantes, e Secretarias do Poder Executivo, além daquelas sindicais de representação empresarial.
Durante o evento de apresentação realizado no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac, o presidente da casa, Maurício Feijó, assinou a portaria de criação e a resolução que regulamentará as ações da Câmara. A frente de atuação da CET inclui atividades como a análise e produção de estudos acerca do Turismo, participação em eventos do setor, recepção de autoridades para palestras, além de ser um canal permanente para debate de pautas deste setor com forte potencial econômico.
“Estimular as iniciativas do turismo maranhense significa gerar impactos positivos ao desenvolvimento socioeconômico do estado, criando mais oportunidades, emprego e renda, além posicionar nossos destinos em patamares estratégicos. Com mais turistas visitando nosso estado, fortalecemos uma grande cadeia de produtos, serviços, hospedagem, alimentação, transporte e outras atividades que contribuem para ampliar a renda das famílias, de empreendedores locais, e, sobretudo, incentivam a vinda de investimentos externos”, argumentou Maurício Feijó durante sua fala de apresentação do projeto.
A coordenação da Câmara ficará a cargo do empresário e vice-presidente da Fecomércio, Manoel Barbosa, com coordenação substituta de Nonato Luz, presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (Sehama). Dentre as atribuições dos líderes estão a definição de pautas dos encontros, elaboração de relatórios anuais e participação em eventos do segmento.
“A apresentação da Câmara Empresarial de Turismo do Maranhão reuniu as principais entidades que fazem o turismo no estado. Com essa união de forças, subsidiaremos a ação política da Fecomércio, apresentando adequações de interesse do segmento em proposições que tramitam ou venham a tramitar nas três esferas do Poder Público, um dos principais objetivos da CET”, reforçou Manoel Barbosa.

Assim como o projeto ‘Vai Turismo’, que é uma iniciativa do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a CET vem somar esforços de forma regional e setorial, para ajudar a alavancar o trade turístico do Maranhão e promover sua sustentabilidade.
Composição – A Câmara Empresarial de Turismo da Federação do Comércio do Maranhão é integrada pelas seguintes entidades:
- Associação Brasileiras da Indústria de Hotéis (ABIH)
- Associação das Agências de Viagens (ABAV)
- Associação de Bares e Restaurantes (ABRASEL)
- Associação de Jornalistas de Turismo (ABRAJET)
- Associação Comercial do Maranhão (ACM)
- Associação de Bares e Restaurantes da Avenida Litorânea (ASLIT)
- Associação Maranhense de Mídias Especializadas em Turismo e Cultura (AMMETURC);
- Associação das Comissões de Economia, Trabalho, Indústria, Comércio e Turismo da Câmara dos Vereadores de São Luís, Parlamentar de Turismo e Cultura da Assembleia Legislativa do Maranhão
- Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Turismo e Receptivo (G7/MA)
- Secretaria de Turismo do Maranhão (SETUR)
- Secretaria de de Turismo São Luís
- Secretaria de Turismo de Paço do Lumiar
- Secretaria de Turismo de Raposa
- Secretaria de Turismo de São José de Ribamar
- Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA)
- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
- Serviço Social do Comércio (Sesc)
- Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (SEHAMA).