Federação do Comércio lança Ecos, programa sobre boas práticas de sustentabilidade

0
295

Com o objetivo de planejar, propor e executar ações que induzam à prática intersetorial e colaborativa da sustentabilidade nas atividades, foi lançado quarta-feira (16), pela Federação do Comércio o Ecos – Programa de Sustentabilidade voltado para os empregados da Fecomércio, Sesc e Senac no Maranhão. Segundo o presidente da Fecomércio, José Arteiro da Silva, de abril a agosto, o Sistema Fecomércio passou pelo processo de implantação programa.

“Precisamos, a partir de agora, que todos os funcionários estejam engajados, pratiquem e façam acontecer a sustentabilidade na nossa sede administrativa. Queremos ser um exemplo para incentivar outras organizações, em nosso estado, a seguirem pelo mesmo caminho do desenvolvimento de atitudes socioambientais mais responsáveis”, explicou Arteiro.

Durante a apresentação do programa foram explicadas sua implantação e a rotina das ações, assim como o plano de ação elaborado para o próximo ano. Além disso, todos os funcionários do Sistema Fecomércio receberam kit de boas práticas ambientais, composto por ecobag, copos reutilizáveis e canecas.

 

De modo geral, o processo de implantação do Programa Ecos no Sistema Fecomércio foi dividido em fases de Estruturação do Grupo Gestor, Capacitação, Diagnóstico, elaboração do Plano de Ação 2020 (falar sobre) e, finalmente, o lançamento. Após essas etapas, inicia-se a execução e monitoramento das ações e rotinas do programa durante o próximo ano na sede administrativa da Fecomércio.

Programa – O Ecos foi criado em 2010 no Sesc Nacional e, em seguida, chegou também ao Senac Nacional e à Confederação Nacional do Comércio (CNC). O programa visa mitigar os impactos socioambientais, otimizar o uso dos recursos das instituições e conscientizar os funcionários.

As três perspectivas estratégicas do Programa Ecos, que estabelecem o direcionamento das iniciativas a serem executadas nas dimensões ambiental, social e econômica, consistem na mitigação de impactos socioambientais, sensibilização dos empregados e otimização dos recursos.

No total, o Ecos possui nove objetivos que orientam as ações e os caminhos do Programa, sendo eles o incentivo a implantação de procedimentos para a gestão ambiental e o uso de técnicas ecoeficientes, além de priorizar a compra de produtos e serviços ecologicamente corretos, estimular ações que promovam a paz social e a solidariedade, promover a sensibilização dos empregados para atuarem em prol da sustentabilidade e fortalecer a integração entre CNC-Fecomércio-Sesc-Senac.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação