CONVERSA FRANCA
Centro de convenções Fecomércio
O Centro Comercial Fecomércio, da Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Maranhão, localizado no bairro do Calhau, em São Luís, será ampliado e adequado para se transformar no maior e melhor centro de convenções do estado.
O anúncio foi feito na última sexta-feira (25), pelo presidente da entidade, Maurício Feijó, na solenidade em que foram comemorados os 70 anos de sua fundação. Segundo Feijó, apesar de contar com o Pedro Neiva de Santana, inaugurado no governo de José Reinaldo Tavares, numa parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), São Luís ainda carece de um espaço amplo e confortável para recepcionar grandes eventos, que são fundamentais para o estímulo do turismo de negócios, e esta contribuição a Fecomércio vai dar para o Maranhão.
O Centro Comércio Fecomercio foi idealizado pelo ex-presidente da instituição José Arteiro da Silva para gerar uma renda extra em favor da entidade, de forma a ficar menos dependente do imposto sindical e de convênios com o poder público, bem como de transferências dos órgãos vinculados.
Desmatamento no Matopiba
A região do Matopiba, fronteira agrícola formada pelo Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, desmatou 625 mil hectares em 2022, o que representa aumento de 37% em relação a 2021 e equivale a quatro vezes a cidade de São Paulo, segundo dados divulgados pela rede MapBiomas Alerta.
A região abriga grandes produtores de soja, milho e algodão, e padece da deficiência de ações de fiscalização por parte dos órgãos ambientais, contribui para a concentração do desmatamento”, destaca Roberta Rocha, pesquisadora do IPAM.
Posse no Sindicato
Foi empossada na última quinta-feira (24), a diretoria do Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Maranhão (Sinderepa) para o quadriênio 2023-2027. Assumiu a presidência, a empresária Leonor Gomes de Carvalho, e o vice-presidente é Abner Noronha Soares.
“O nosso setor é bem tecnológico, nós temos o carro híbrido, o carro elétrico, a questão da molécula de hidrogênio, são várias opções e formar profissionais por isso vamos o projeto Oficina Legal”, disse a presidente.
Rotatória da Cohab
Na próxima sexta-feira (1º de setembro), o prefeito Eduardo Braide vai assinar ordem de serviços para execução das obras que vão eliminar um dos pontos mais estrangulados do trânsito em São Luís: a rotatória da Cohab-Anil, no encontro de três grade Avenidas: Casemiro Júnior, São Luís Rei de França e Jerônimo de Albuquerque. A estimativa do prefeito é que esta obra esteja concluída no prazo noventa dias, isto é, antes das festividades de Natal e Ano Novo.
Força do comércio
O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) divulgou, na última terça-feira (22), a Nota do Comércio Varejista, que apresentou o resultado positivo do setor no Estado, no primeiro semestre do ano.
A publicação destacou expansão de 0,8%, entre maio e junho de 2023, crescimento acima da média nacional, que se manteve constante em junho, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Competividade do Maranhão
O Maranhão subiu cinco posições no Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Gove Digital e a Seall, divulgado quarta-feira (23), e aparece na 21ª posição. Já São Luís, ocupa a 19ª posição entre capitais e a 210ª entre os municípios em geral, enquanto Barra do Corda e Pinheiro aparecem no bloco dos cinco menos competitivos.
A capital maranhense tem como pontos fortes, capital humano, inovação e dinamismo econômico e o funcionamento da máquina pública, e o Maranhão potencial de mercado, segurança pública e solidez fiscal