Federação suspende partidas entre Sampaio e Cordino e admite que final pode ter outros times

1
2962
Sampaio e Cordino iriam começar a disputa pelo segundo turno neste domingo, mas Federação resolveu suspender as partidas

AQUILES EMIR

O presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo Lobato, admite que os resultados dos dois turnos do Campeonato Maranhense podem ser modificados e a disputa pelo título da competição tenha outros competidores, por isto sugeriu que as partidas deste domingo (23) e da próxima quarta-feira (26), entre Sampaio e Cordino, sejam suspensas, o que foi acolhido pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).

A reunião extraordinária do tribunal em que os jogos foram suspensos ocorreu nesta sexta-feira (21), feriado pelo Dia de Tiradentes. De acordo com a ata, a suspensão atende também a interesses do Governo do Estado e da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), patrocinadores da competição, que gostariam que as partidas finais do campeonato fossem transmitidas pela televisão.

Em fevereiro deste ano,  o governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou um patrocínio de R$ 1,8 milhão para o Campeonato Maranhão, valor que seria dividido entre os oito clubes participantes (50%) e para custear as transmissões de partidas pela TV (a outra metade), mas até agora nenhuma foi mostrada.

Questionamentos – A polêmica sobre o resultado do primeiro turno vem de uma ação do Imperatriz, que foi derrotado pelo Cordino, que alega ter havido irregularidade no sorteio do trio de arbitragem. O clube perdeu o jogo, no Estadio Frei Epifânio d´Abadia, em Imperatriz, por 2 a 1, mas o resultado foi muito questionado por atletas e dirigentes do Cavalo de Aço, como é conhecido o Imperatriz, pois teria havido erro deliberado do juiz da partida para prejudicar o time da casa. Por conta desse resultado, o clube ingressou com ação no TJD.

Resultado de imagem para IMPERATRIZ E CORDINO
Jogo entre Imperatriz e Cordino teve resultado questionado (Futebol Maranhense)

Outra reclamação, esta por conta do resultado do segundo turno, foi ajuizada pelo Moto Club, que foi desclassificado nesta quinta-feira (20) ao empatar com o Sampaio pelo placar de 2 a 2. No entendimento do Moto, a vantagem do empate seria dele, mas a Federação entendeu que a igualdade do placar favoreceria o Sampaio. Ao final da partida, o presidente do Moto, Célio Sérgio, chegou a classificar de “roubo” o resultado.

Definição – Para definir o campeão do segundo turno, foram marcadas duas partidas entre Sampaio e Cordino, sendo que uma seria neste fim de semana, em Barra do Corda, e outra, em São Luís, no meio da próxima semana, mas ambas foram suspensas.

O presidente da FMF entende que ambas as ações podem ser julgadas a favor dos reclamantes e o campeonato tenha outra final, que não o vencedor do segundo turno contra o Cordino, que pode ser considerado campeão geral, caso vença as duas disputas com o Sampaio.

Se forem acatadas as reclamações do Imperatriz do Moto isto provocará mudança até na tabela da Série D do Campeonato Brasileiro, onde o Cordino está inscrito e tem sua estreia marcada para dia 02 de junho, em Barra do Corda, contra o Santos do Amapá. Se for prejudicado, tanto perde o título do primeiro turno quanto pode ser desclassificado na final do segundo, o que pode gerar mais questionamentos no âmbito da Justiça Desportiva.

O outro representante do estado é o Maranhão, que estreará na mesma data, em Macapá (AP) contra o Ypiranga.

(Com imagem principal do SCFC)

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

1 COMENTÁRIO

  1. Amigo, vc está equivocado, a participação do cordino na série D de 2017 é referente ao campeonato maranhense do ano passado, o campeão e vice de 2017 garante vaga para série “D” de 2018, portanto essa confusão toda não compromete em nada a estreia do cordino no próximo dia 2 de junho, outro equívoco quando vc fala que o cordino pode ser desclassificado da final do segundo turno, quem pode ser desclassificado é o Sampaio e não o cordino.

Comments are closed.