Fernando Haddad participa nesta quinta-feira do primeiro debate com candidatos a presidente

0
532

Pela primeira, desde o primeiro debate com os candidatos a presidente da República, realizado dia 08 de agosto pela TV Bandeirantes, um candidato do PT vai poder se confrontar com seus adversários. Nesta quinta-feira (20), a TV Aparecida e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizam o seu debate, a partir das 21h30, com a presença de Fernando Haddad (PT) e a ausência de Jair Bolsonaro (PSL).

A presença de Fernando Haddad está confirmada porque ele foi oficializado candidato do seu partido dia 11 deste mês, em substituição ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem era o vice no pedido de registro ao Tribunal Superior Eleitora (TSE), que indeferiu essa candidatura. Como está preso na carceragem da Polícia Federal, onde cumpre pena por crime de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Lula estava impedido de comparecer às emissoras que promoveram esse tipo de encontro. 

Por outro lado, Jair Bolsonaro não participará porque continua internado no Hospital Albert Einstein depois de sofrer uma ataque a facada quando fazia campanha em Juiz de Fora (MG), dia 06 de setembro. A emissora ainda não confirmou se assegurará sua participação, ainda que seja em forma de mensagem aos eleitores.

Participam do debate, além de Haddad, os candidatos Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSol), Henrique Meirelles (MDB) e Marina Silva (Rede). O evento será realizado no Santuário Nacional, em Aparecida (SP).

Jair Bolsonaro está impedido de participar do debate porque continua internado no Hospital Albert Einstein, onde se recupera de uma facada sofrida quando fazia campanha na cidade de Juiz de Fora, no interior de Minas Gerais

A transmissão será feita pela TV Aparecida, com retransmissão pela TV Cultura, ambas sintonizadas em sinal aberto. Também será possível acompanhar o debate pelo rádio, na Rede Aparecida e na Rede Católica de Rádio, e pela internet, no Portal A12, do Santuário Nacional.

Regras e blocos – A TV Aparecida informou que convidou os candidatos de partidos ou coligações com no mínimo cinco parlamentares no Congresso Nacional, como exige a legislação. Quanto aos demais, as emissoras têm autonomia para convidar ou não.

O debate será mediado pela jornalista Joyce Ribeiro e terá três horas de duração, com encerramento à 00h30.

O programa será dividido em cinco blocos:

  • No primeiro, todos os candidatos responderão a uma mesma pergunta, feita por um arcebispo indicado pela presidência da CNBB.
  • O segundo e o quarto blocos serão destinados a confronto direto entre os candidatos, com tema livre.
  • No terceiro bloco, as perguntas serão feitas por jornalistas indicados pela Rede Aparecida de Comunicação.
  • No quinto e último bloco, os candidatos responderão a perguntas formuladas por bispos indicados pela CNBB e farão, ainda, as considerações finais.

(Com dados do Huffpost)

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação