Festival de Bumba Meu Boi de Zabumba será realizado neste sábado no Monte Castelo em São Luís
A Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) e a Secretaria Municipal de Cultural (Secult), em parceria com o Clube Cultural de Bumba Meu Boi de Zabumba e Tambor de Crioula, realiza neste sábado (30), a partir das 20h, na Avenida Newton Belo (Monte Castelo), a 27ª edição do Festival de Bumba Meu boi de Zabumba. O evento, que ocorre há mais de duas décadas, foi oficialmente instituído pela lei municipal nº 6.599, de 18 de dezembro de 2019.
A primeira edição do festival reuniu um cortejo dos grupos de bumba meu boi de Zabumba pelas ruas do bairro Monte Castelo. Desde seu início, o evento, ano a ano, vem mobilizando diferentes coletivos culturais que representam os grupos de sotaque de Zabumba de São Luís e interior do Maranhão. Na ocasião, diferentes cantadores, zabumbeiros, tapuias, pandeireiros e comunidades demonstram a força desse estilo de cadência rítmica marcante e exuberantes bordados herdados de ancestrais negros provenientes das regiões da Baixada e Litoral Ocidental Maranhenses.
Na 27ª edição, o festival homenageia a presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, Kátia Bogéa, considerada uma das principais responsáveis pelos títulos de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro e de Patrimônio Cultural da Humanidade concedidos ao Complexo Cultural Bumba Meu Boi do Maranhão, respectivamente, em 2011, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e, em 2019, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Mestre Basílio Durans, que responde pela organização e idealização do evento com o apoio dos companheiros Fernando Viana, Antônio Ribeiro e José Ribamar Pereira, ressalta a importância das contribuições em prol da proteção e salvaguarda do Patrimônio Cultural desenvolvidas por Kátia Bogéa ao longo de sua trajetória.
“A nossa história deve muito a ela. Pelas inúmeras contribuições, nós a homenageamos, pois, sabemos da dificuldade de preservar o que nossos antepassados deixaram, seja em templos religiosos, ou em manifestações culturais. Em um mundo de polarização, se faz necessário preservar para as futuras gerações, por isso nós a convidamos para ser homenageada este ano em nosso festival”, destaca ele.
O 27º Festival Bumba Meu Boi de Zabumba é patrocinado pela empresa Potiguar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e tem apoio do Conselho Cultural do Monte Castelo.