Festival do Mocotó será realizado em São Luís a partir desta sexta-feira até o dia 26 de novembro

4072

Evento movimentará nove mercados da capital

Desta sexta-feira (11) até o próximo dia 26, será realizado o Festival do Mocotó de São Luís, uma promoção da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa). O evento ocorrerá nos finais de semana, e vai movimentar 54 restaurantes de nove Mercados Municipais da cidade.

A base da receita do mocotó é simples: pata e tripa do boi cortados em rodelas. Mas para quem gosta do prato sabe que é muito mais que isso, é um misto de tudo, uma tradição de sabores e histórias.

De acordo com o secretário municipal de agricultura, Liviomar Macatrão, a intenção da realização do Festival é fortalecer a tradição. “Com o Festival do Mocotó, a Prefeitura tem a intenção de fortalecer a tradição, valorizar os restaurantes dos mercados e aumentar o número de frequentadores desses espaços, motivados pelo festival gastronômico”, pontua.

Na oportunidade, os estabelecimentos vão receber certificado de participação e os clientes vão poder participar de sorteio em que têm a chance de ganhar o Mocotó Premiado.

“Cada um dos 54 restaurantes participantes terá uma urna, onde o cliente que comprar o mocotó terá direito de sortear um papel, que pode conter um cartão com ações da Semapa, ou o tíquete do mocotó premiado, que dará direito à gratuidade do prato que consumiu”, explica o secretário Liviomar.

Programação – O Festival do Mocotó acontece ao longo do mês, sempre aos finais de semana, levando também uma programação musical com Bandinha e Trio de Forró Pé de Serra aos nove Mercados Municipais que estão no roteiro do mocotó, são eles: Vila Palmeira, Bairro de Fátima, Mercado das Tulhas, João Paulo, Central, Macaúba, São Francisco, Liberdade e Cohab.

O primeiro final de semana do Festival já começa animado. Nesta sexta, de 08h às 09h tem Banda Mara Ritmos, no Mercado Municipal da Vila Palmeira; de 10h às 11h, Bandinha vai estar no Mercado Municipal do Bairro de Fátima e de 11 às 13h, vai ter Forró Cheiro da Terra, no Mercado das Tulhas.

No sábado (12), de 8h às 9h, a Banda Mara Ritmos vai se apresentar no Mercado Municipal do João Paulo e segue para o Mercado Central onde se apresenta de 10h às 11h. No Mercado Municipal da Vila Palmeira, de 11h às 13h vai ter Forró Cheiro da Terra.

No domingo (13), de 8h às 9h tem Banda Mara Ritmos, no Mercado Central, que segue para o Mercado do João Paulo, onde se apresenta de 10h às 11h.  O Forró Cheiro da Terra se apresenta de 11h às 13 h no Mercado Municipal do Bairro de Fátima.

A programação completa você encontra na conta do Instagram da Semapa. Anota aí e aproveita para seguir: @semapa.saoluis

18 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns aos idealizadores e realizadores desse magnifico projeto. Amei a ideia por destacar esse prato, os espaços e os trabalhadores que fazem essa preciosidade da nossa gastronomia acontecer. Show!

  2. So lugar perigoso, liberdade capaz de ir e levar uma bala, joao paulo não é diferente, vila palmeira nem pensar.
    Não sei por que evento cultural e culinária precisa ser feito nos piores lugares possíveis.
    Isso poderia ser melhorado

  3. No interior PANELADA Tadicional: UNHA E MOCOTÓ, TRIPA FINA, TRIPA GROSSA E BUCHO. TEMPEROS BÁSICOS.

    Na capital MOCOTÓ: CALABRESA, TOSCANA, BACON, AZEITONA, LORO FOLHA E ALGUMAS COISAS DA PANELADA TIPO UNHA TIPA E BUCHO.

    MOCOTÓ NUNCA SERÁ UMA PANELADA TRADICIONAL!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui