Fiema inscreve universitários para competição de startups na Expo Indústria

0
1091

Estudantes universitários das diversas várias áreas e instituições de ensino já podem se inscrever para participar da competição que será realizada na Indústria das Startups, dentro da programação da Expo Indústria Maranhão 2017, que ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de novembro, no Multicenter Sebrae, no Cohafuma.

As inscrições das equipes podem ser feitas no site da ação, no endereço expoindustriama.com.br. Realizada pelo Sistema Fiema (Sesi, Senai, IEL e Fiema), a ação tem correalização do Governo do Estado e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA).

Durante três dias, os estudantes terão que criar soluções para desafios ligados à indústria e problemas ou gargalos relacionados à competitividade do setor, previamente identificados pelos empresas e sindicatos junto aos seus associados. As equipes multidisciplinares – com habilidades em design, negócios e tecnologia – terão que propor soluções, que serão transformadas em startups durante a Expo Indústria.

As soluções deverão ter viabilidade comercial. Além disso, no espaço também serão realizados bate-papos com especialistas em inovação, sobre temas como design thinking e modelos de negócios inovadores e criatividade, startups e a era do cliente.

A Indústria das Startups, que funcionará sob a coordenação da Fiema, com o apoio da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), é uma das grandes novidades desta segunda edição da Expo Indústria Maranhão, considerada a maior ação multisetorial da indústria do Nordeste. O ambiente no estilo coworking foi pensado para estimular a criatividade e o trabalho em equipe. No último dia da feira, haverá a premiação da equipe vencedora da competição.

Segundo Rafael Fernandes Lopes, coordenador da Indústria das Startups e professor das áreas de Ciência de Tecnologia e Engenharia da Computação Rafael Fernandes Lopes, a equipe que atuará no espaço vai trabalhar no apoio da geração tanto da ideia-ação quanto do desenvolvimento do modelo de negócio. “A Expo Indústria é uma oportunidade incrível porque todo o processo de validação que eles eventualmente precisem fazer junto aos empresários, eles vão ter os empresários ali, a indústria vai estar ali, e isso vai ser uma experiência bastante interessante.

Durante os três dias do evento, eles vão participar de talks (bate-papos) e vão ser estimulados a gerar novos modelos de negócio em atendimento a demandas das indústrias. No último dia, eles terminam o circuito da arena das startups apresentando pitch, que é uma apresentação rápida sobre o negócio que eles estão gerando”, explica Rafael Fernandes Lopes, que ressalta também o apoio da Creative Pack e da Waka Coworking no espaço.

Para o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, a corrida das startups visa a garantir uma aproximação das universidades com o mercado, além de soluções para desafios comuns na indústria maranhense. “A nossa intenção ao idealizar a Indústria das Startups para a edição deste ano da Expo Indústria foi criar um ambiente favorável ao empreendedorismo e à criatividade, além de aproximar as universidades do mercado”, destaca.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação