
Fiema e Sebrae priorizam maranhenses que empreendem
A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA) lançaram, segunda-feira (23), em São Luís, a nova etapa do projeto Inova Indústria, iniciativa voltada para ampliar a competitividade das micro e pequenas indústrias do estado e de maranhenses que já empreendem como microempreendedores individuais, além de empresas de pequeno porte. O projeto tem duração prevista de seis meses e será executado em oito regiões maranhenses.
O anúncio foi feito durante o Workshop Inova Indústria 2025, que reuniu também gestores e técnicos do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), além de Fiema e Sebrae, para apresentação do modelo operacional e discussão das estratégias regionais. A ação sucede o projeto-piloto Inova Sindicatos, encerrado oficialmente no mesmo evento, que atendeu 577 CNPJs industriais e alcançou mais de 2.600 pessoas em 30 municípios. O índice de satisfação foi de 96,3%.
A nova fase aposta na integração de esforços entre o Sistema Fiema e o Sebrae, com foco na qualificação técnica, gestão, inovação e promoção comercial. O objetivo final é aumentar em 12% o faturamento e em 16% a produtividade média das empresas participantes até dezembro de 2025.
“A união entre os sistemas é essencial para o desenvolvimento das empresas, sobretudo as de menor porte, que têm mais dificuldade de acesso a soluções técnicas e são maioria no Maranhão”, afirmou Celso Gonçalo, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA e vice-presidente executivo da Fiema. Já para a coordenadora técnica-executiva da Fiema, Roberta Tanús, a estratégia adotada “reflete a escuta ativa das demandas industriais e a construção coletiva de soluções que dialogam com a realidade local”.

Impulso à indústria – O projeto Inova Indústria tem como contribuição um estudo da densidade industrial do Estado, elaborado pelo Observatório da Indústria da FIEMA, com base no Guia Industrial e Empresarial do Maranhão. O levantamento identificou mais de 10 mil negócios industriais ativos no Maranhão, sendo 5.659 microempreendedores individuais (MEIs), 4.088 microempresas e 565 empresas de pequeno porte, com destaque para São Luís e Imperatriz.
Representando o Sebrae do Ceará, o gestor estadual da Indústria, Rogério Moraes, foi um dos convidados do Workshop Inova Indústria 2025. Em um bate-papo com os participantes, compartilhou a experiência cearense com um projeto semelhante, destacando que o sucesso de iniciativas como essa depende da capacidade de personalizar estratégias para cada setor.







