Senai e Sesi financiam educação com verbas do Fundeb
A Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) prestou homenagem ao deputado federal Gastão Vieira (PROS-MA), que foi relator do projeto de Lei 3418/2021, sancionado na última segunda (dia27) pelo presidente Jair Bolsonaro. A lei permite às entidades do Sistema S fazerem parcerias com estados e municípios para ofertarem vagas de educação básica e profissional com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Durante o almoço homenagem, o vice-presidente da FIEMA e presidente do Conselho Temático de Assuntos Legislativos, Cláudio Donizete Azevedo destacou o papel do parlamentar na aprovação do seu substitutivo na Câmara Federal, que permitirá o SENAI e o SESI parcerias para oferta do itinerário de formação técnica e profissional do ensino médio aos estudantes da rede pública.
“Esse almoço é uma forma pequena de demonstrar o grande trabalho do nosso deputado Gastão que desenvolveu a aprovação dessa PL que dar uma restruturada na educação desse país. Foi uma luta muita grande de incluir na rede pública a participação do Sistema S, onde os alunos da rede pública terão acesso ao sistema S. Vale ressaltar que isso não é impositivo, mas uma forma autorizativa, desde que o governo faça essa opção de ter o aluno frequentando as aulas normais e a tarde frequentando as aulas do SENAI, por exemplo!”, afirmou Cláudio Azevedo.
O substitutivo do deputado Gastão Vieira também autoriza o uso de recursos do Fundeb para o pagamento de remuneração a psicólogos e assistentes sociais atuantes nas escolas, conforme prevê a Lei 13.935/19. Para isso, os estados, o Distrito Federal e os municípios deverão usar parte dos 30% do fundo não vinculados aos salários dos profissionais da educação.
Agradecimento – O deputado Gastão destacou que “a homenagem marca de forma singular trinta anos ininterrupta de atividade política ininterrupta. E esta é a primeira vez que uma entidade de classe reconhece alguma contribuição que eu possa ter dado ao longo desse tempo. Estamos propondo que o aluno no contraturno faça uma qualificação profissional pelo Sistema S. Tenho a certeza que a entrada do Sistema S nesse processo vai mudar a realidade desses alunos. Eu estou muito feliz, respeitando a minha história, não foi só a entrada do Sistema S, mas também a definição de quem é o profissional de educação”.
O presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves agradeceu o empenho e a determinação do deputado Gastão pela educação.
“Gastão é um deputado federal atuante, atencioso e sempre presente as demandas do Maranhão. E não falo de demandas da Fiema. É uma das poucas pessoas no parlamento que tratam, gostam, entendem, sabem da Educação”, frisou Baldez, para quem “é muito importante, termos um maranhense nesse quilate que pensa no Brasil e pensa em Educação”.
Em nome da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Baldez foi credenciado e autorizado a agradecer esse trabalho em favor da indústria brasileira e a todo o Sistema S.
A educação profissional é uma modalidade de ensino que exige investimentos constantes e mais elevados. O setor industrial, por exemplo, com o advento das novas tecnologias da indústria 4.0, intensifica a demanda por capacitação periódica dos docentes, atualização permanente dos laboratórios, maquinários e ambientes educacionais.