
Empresas e instituições se unem por ambiente de trabalho justo
Foi realizado nesta terça-feira (11), na cidade de Grajaú, o 1º Encontro de Boas Práticas Trabalhistas e de Saúde e Segurança no Trabalho, promovido pela pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). Trata-se de uma ação do Núcleo de Associativismo e Negócios (NAN) e do Sindicato das Indústrias para Carvão Vegetal e Reflorestamento para Celulose dos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins (Sicam).
O foco principal foi a promoção de boas práticas trabalhistas, além de ressaltar a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho.
Com uma série de palestras sobre os temas, o encontro reuniu líderes do setor e deu ênfase à relevância da colaboração entre empresas e instituições para estabelecer um ambiente de trabalho mais seguro e justo. Além disso, os participantes conheceram as soluções oferecidas pelas entidades do Sistema Fiema (Sesi, Senai, IEL e Federação das Indústrias).
Aproximação – Diversas instituições e empresas, como Aço Verde do Brasil (AVB), Viena Siderúrgica, SIFEMA, CIEMA, Inpacto, Invest e OAB Maranhão apoiaram a iniciativa.

O vice-presidente executivo da Fiema, Claúdio Azevedo, representando o presidente em exercício, Francisco de Sales Alencar, destacou a relevância do evento para o fortalecimento do segmento de carvão. Para o empresário, são muitos os desafios enfrentados, como a necessidade de adoção de práticas sustentáveis e a competição no mercado global.
“A Fiema reafirmou seu compromisso em apoiar iniciativas que promovam a competitividade das empresas maranhenses e um ambiente de trabalho mais seguro”, concluiu.
Bruna Fernandes, presidente do Sicam, também enfatizou a importância do evento para o desenvolvimento sustentável do setor, reforçando o compromisso com a integridade e o bem-estar dos trabalhadores.
“Estamos aqui para fortalecer nosso compromisso com a integridade e o bem-estar dos trabalhadores. A promoção de boas práticas trabalhistas é fundamental para o desenvolvimento sustentável do nosso setor”, disse.
O encontro contou com a presença do empresariado da carvoaria, demonstrando grande interesse nas temáticas abordadas. “Eventos como estes são essenciais para a troca de experiências e para a construção de um setor mais forte e coeso. As boas práticas discutidas aqui, certamente serão implementadas”, comentou o empresário Emilson Chaves.
 
		






