Fiema recebe até sexta-feira inscrições para seus encontros de estágio

0
703

A partir desta terça-feira (19) até o dia 21 de setembro, estudantes interessados em participar do Encontro IEL de Estágio e Carreiras também poderão se inscrever para o evento no Rio Anil Shopping, no bairro do Turu. Um balcão de atendimento foi montado pelo Sistema FIEMA na área do Espaço Cultural – Piso L2 – (ao lado dos caixas eletrônicos), para dar informações sobre o encontro, realizar inscrições e também receber os 2 kg de alimentos não perecíveis dos já inscritos pelo site da FIEMA – www.fiema.org.br.

Além do shopping, o posto de inscrição no IEL (prédio da FIEMA, Retorno da Cohama) continuará funcionando normalmente, das 8h às 18h.

O Encontro será realizado terça-feira (26), em Imperatriz, e quarta-feira (27), em São Luís, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, e pretende reunir estudantes, professores e profissionais da área de recursos humanos maranhenses, para trocar informações sobre o mercado de trabalho e proporcionar o desenvolvimento de competências.

O IEL destaca que um dos períodos mais importantes do desenvolvimento profissional de um aluno de ensino técnico ou de graduação é o estágio. Por ano, mais de 150 mil estudantes conseguem ter este primeiro contato com a profissão escolhida. Alta produtividade, trabalho em equipe, qualidade do trabalho e liderança são algumas das características que o novo profissional deve começar a aprender nessa fase da vida.

Para abordar sobre a importância do programa de estágio na formação de novos talentos e qualificação de futuros profissionais, o Instituto trará para a ação, consultores locais e nacionais para a discussão de temas que envolvem carreira, estágio e inserção no mercado de trabalho, com as palestras: “Como construir minha carreira”, com a consultora em Eulália Oliveira; “O que é sucesso ou fracasso?”, com a consultora Mayara Sipaúba; “Formando minha rede de contatos”, com Talita Dias; “Linguagem corporal e postura profissional”, com o consultor Yram Miranda.

A palestra principal do encontro em São Luís abordará “Tecnologias, organizações e inovação: colocando ideias para trabalhar”, ministrada pelo consultor Gil Giardelli (foto), estudioso de cultura digital, web ativista, difusor de conceitos e atividades ligados à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa e inovação. Gil é professor nos cursos de Pós-Graduação, MBA e do CIC (Centro de Inovação e Criatividade) na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, INEPAD-USP e da FIA-LABFIN/PROVAR.

Para o superintendente regional do IEL, Marco Antonio Moura da Silva, o encontro já é referência no Maranhão. “O Encontro de Estágio cresce a cada ano que passa, sendo uma iniciativa pioneira no nosso estado, voltada para o público da instituição, que são os estudantes e estagiários. A nossa principal finalidade com a realização desse evento é gerar conhecimento e dar subsídios aos participantes, para que esse conhecimento seja revertido no desenvolvimento de suas carreiras. A aposta de muitas empresas tem sido investir no desenvolvimento do estagiário e preparar um profissional que, ao término do curso de graduação, venha a ser contratado. Além de aprender com a vivência do dia a dia empresarial e colocar em prática a teoria absorvida na faculdade, o estagiário tem papel importante nas empresas e, em muitos casos, contribui com os resultados das companhias”, afirmou.

Em Imperatriz, a consultora empresarial, Soraia Schutel, de Porto Alegre, ministrará a palestra principal do encontro, com o tema “Jovem: Cidadão do Mundo, Carreira e Empregabilidade”. Na Região Tocantina, o encontro, que visa discutir carreiras profissionais, tecnologia, estágio e mercado de trabalho, será realizado no dia 26 de setembro de 2017, no auditório do Palácio do Comércio.

Inscrições – As inscrições seguem abertas e podem ser feitas no site da Fiema, www.fiema.org.br, até quando houver vagas disponíveis. A validação é condicionada à doação de 2 kg de alimentos não perecíveis na sede do IEL, em São Luís (Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n,  sede da FIEMA, Cohama) e em Imperatriz (Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa 1547, Centro). Os alimentos serão posteriormente doados a instituições. Durante o encontro, serão sorteados dois tablets, um em São Luís e um em Imperatriz.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação