Flávio Dino anuncia 200 obras para 2018 e diz que Carlos Brandão deve ser o vice

0
2390

AQUILES EMIR

Na entrevista concedida na manhã desta terça-feira (19) a um grupo de jornalistas por ele escolhidos, o governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou para 2018 mais de 200 obras em todos os setores e a definição da chapa majoritária para a disputa de sua sucessão, quando tentará o segundo mandato. Ele praticamente fechou as portas a outros partidos ao sinalizar que seu vice deverá ser o atual, Carlos Brandão, que trocou o PSDB pelo PRB do deputado federal Cleber Verde.

Quanto à escolha do segundo nome para sua chapa de senador, deixou muitas especulações no ar, ao dizer que está indefinido entre Waldir Maranhão (Avante), José Reinaldo Tavares (PSB) e Eliziane Gama (PPS), ou seja, não fez nenhuma menção ao seu ex-secretário de Esportes, Márcio Jardim (PT), que teria sido lançado pela direção nacional do seu partido, semana passada.

Segundo o governador, o único nome confirmado para a senatória é a do deputado Weverton Rocha, líder do PDT na Câmara Federal, e o outro vai depender de uma série de situações, como desempenho nas pesquisas, compromisso partidário e poder de aglutinação. Quando questionado sobre a exclusão do nome de Márcio Jardim, disse que a informação que tem é a de que o PT ainda não o oficializou.

O governador anunciou também que logo após o carnaval devem deixar a sua equipe os secretários Márcio Jerry (Comunicação e Articulação Política), Marcelo Tavares (Casa Civil), Adelmo Soares (Agricultura Familiar), Márcio Honaiser (Agricultura), Simplício Araújo (Indústria e Comércio), Neto Evangelista (Desenvolvimento Social) e Julião Amin (Trabalho e Economia Solidária), além de Pedro Lucas Fernandes (presidente da Agência Metropolitana) e Duarte Júnior (presidente do Procon), que vão disputar mandato eletivo.

Realizações – Sobre as obras que pretende inaugurar em 2018, são escolas, restaurantes populares, vias urbanas, estradas, hospitais etc. “Em 2018 nós ainda teremos muitas entregas. São aproximadamente 200 inaugurações daqui até março, mais ou menos, além de tudo que já fizemos nesse ambiente hostil, de crise, é muito expressivo e também as obras novas que vamos começar, como o Hospital da Ilha”, afirmou.

O Hospital da Ilha, unidade de urgência e emergência, será construído na Avenida São Luís Rei de França e o processo de licitação já foi iniciado. A unidade atenderá a Região Metropolitana de São Luís. “Nós já abrimos a licitação, que ocorre em janeiro. Vamos usar recursos do BNDS e da Caixa Econômica”, detalhou Flávio Dino.

Região dos Lençóis Maranhenses vai ganhar estradas para impulsionar o turismo

Estradas – Outro destaque, anunciado pelo governador, são as estradas que já estão em fase de conclusão, como as que ligam Paulino Neves a Barreirinhas e a estrada de Santo Amaro, oportunidade de dinamização do turismo para todo o estado.

“São entregas que estão dinamizando o turismo, marcam o salto qualitativo, porque Santo Amaro vai se ligar aos Lençóis; e a estrada de Paulino Neves a Barreirinhas vai integrar aquela região, e de fato vai criar o eixo Lençóis-Jeri, rompendo uma ideia de que isso atrapalharia São Luís, na verdade quanto mais acesso, quanto mais dinâmico para o trânsito, melhor”, explicou.

Sobre as novas estradas que serão iniciadas, ele destacou a ligação de Sítio Novo a Amarante, na Região Tocantina; no centro do Maranhão, Santa Luzia a Altamira; e, na região do Mearim, Paulo Ramos a Vitorino Freire.

Balanço – Sobre 2017, o governador falou da instabilidade política nacional e dos desafios da gestão, que mesmo com as dificuldades manteve programas como o Escola Digna, a Força Estadual de Saúde, o Mais IDH, o Cidadão do Mundo, com o qual aproximadamente 300 jovens maranhenses já viajaram para estudar no exterior.

“Se olharmos para a educação, é um dos terrenos mais exitoso, e além do Escola Digna, tivemos outros programas, como a capacitação para 50 mil professores. São ações na direção da igualdade de chances”, lembrou, acrescentando que quando assumiu a Fapema oferecia 14 bolsas de doutorado e hoje oferece 85.

(Com sados do blog John Cutrim)

 

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação