Flávio Dino anuncia 40 novos leitos de UTI em São Luís, que vão dar para “atravessar esta semana”

0
548

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou nesta terça-feira (28) a abertura de 40 novos leitos de UTI para receber pacientes infectados covid-19 na região metropolitana de São Luis, sendo que metade por iniciativa do Governo Federal. “Nós acreditamos que, com esses 40 leitos de UTI, conseguiremos atravessar esta semana em São Luís”, disse o governador Flávio Dino.

Esta semana, de acordo com o Governo do Estado, estarão funcionando os primeiros 20 leitos de UTI do Hospital Real, que foi alugado pelo Governo do Estado. O local recebeu adaptações para que pudesse atender os pacientes com Covid-19. O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) também anunciou mais 20 leitos.

Além disso, 26 leitos clínicos no novo anexo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Itaqui-Bacanga foram incorporados à rede. Eles servirão de apoio à UPA e à Unidade Mista. O prédio é da Prefeitura de São Luís, que o cedeu para que o Governo do Maranhão fizesse as obras e o equipasse.

Ocupação de leitos – No início do mês de março, quando eram registrados os primeiros casos de coronavírus no Brasil, a rede estadual de saúde do Maranhão tinha 132 leitos exclusivos de UTI e 120 de enfermaria para atender os pacientes atingidos pela doença.

Agora, são 628 leitos dedicados unicamente a pacientes com Covid-19. Destes, 193 são de UTI, e 435 de enfermaria. Nesta conta, ainda não estão os leitos que começam a funcionar nesta semana.

A situação mais preocupante é da ocupação de leitos de UTI na capital: 96%. Isso acontece porque a Ilha de São Luís concentra 90% dos casos em todo o Estado.

Para a próxima semana, novos leitos serão abertos na capital e em outras regiões.

 

 

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação