Todos os tributos são definidos pela Constituição Federal
AQUILES EMIR
Ao abrir nesta segunda-feira (27) à noite a série de sabatinas com os candidatos ao Governo do Estado na TV Guará (Record News), o governador Flávio Dino (PCdoB), que disputa reeleição, disse que o debate sobre aumentos de impostos na sua gestão é falso, movido por politicagem. Segundo ele, nenhum imposto foi criado, já que todos os tributos são definidos pela Constituição Federal, e reduziu alíquotas para diversos segmentos produtivos.
Ele lembrou que a questão tributária é assunto bíblico, pois quando consultado se era justo pagar impostos aos romanos, Jesus disse para dar a César o que é de César e a Deus o que é Deus, ou seja, embora ninguém goste de pagar tributos, seu recolhimento é necessário, pois o Estado precisa oferecer serviços à população, em Infraestrutura, Educação, Saúde etc.
Sobre os alegados aumentos de impostos, ele disse que poucos mencionam que reduziu o valor da taxa para licenciamento de motocicletas, que era de R$ 150,00 e passou para R$ 50,00, que diminuiu ICMS de produtos agrícolas, atualizou a tabela do Simples, de modo que os micro e pequenos empresários passaram a pagar alíquotas mais justas e outras medidas. Apesar de muitos reclamarem que houve aumento de ICMS para combustíveis, o preço da gasolina no Maranhão é um dos mais baixos do Brasil.
Renovação – Flávio Dino disse que pretende renovar o mandato porque pretende dar continuidade às obras que, segundo ele, serviram para melhorar a vida dos maranhenses, como ampliação dos restaurantes populares, Vivas, ampliação do número de hospitais, Mais Asfalto, construção e reformas de escolas etc.
O governador disse ainda que passou boa parte do tempo do seu primeiro governo se dedicando a consertar o que havia de errado, “e muita coisa estava errada”. Ele exemplificou, o que classificou de desordem, a área da Segurança Pública, afirmando que hoje o crime organizado sabe que no Maranhão tem polícia e tem governador no comando dessa força policial.
Sobre o mais IDH, frisou que acredita num quadro positivo na próxima mensuração, que será em 2020. Por isto espera ter o mandato renovado, pois vai continuar levando benefícios aos municípios mais pobres e que estão com os menores índices do país.
Flávio Dino criticou ainda os prefeitos que agora no período de campanha estejam faltando com decência para debater a relação com o Governo do Estado, pois nenhum município foi discriminado, inclusive cidades administradas pelo MDB, partido de sua adversária (Roseana Sarney) tiveram infraestrutura melhorada por obras do Estado.