Flavio Dino e Eduardo Braide dizem que estão prontos para iniciar vacinação contra covid-19

639

Ministério da Saúde garante que distribuição de vacinas será simultânea entre os estados 

AQUILES EMIR

O Governo do Maranhão está pronto para iniciar a vacinação contra covid-19. Essa pelo menos foi a mensagem transmitida, neste sábado (09), pelo governador Flávio Dino (PCdoB), que, mesmo de férias, postou nas redes sociais informações sobre os preparativos para o início da imunização.

O prefeito Eduardo Braide (Podemos) também garantiu que a Prefeitura de São Luís já montou seu esquema para atender a população, contando com diversos parceiros, inclusive shopping centers e repartições públicas para serem transformados em pontos de vacinação, além da estrutura de postos de saúde e hospitais da rede municipal.

No primeiro dia à frente do governo municipal, Braide reuniu sua equipe para estabelecer um programa que possa garantir a aplicação da vacina de forma rápida, segura e sem aglomerações. Ele chegou a anunciar até a possibilidade de aquisição de imunizantes, caso haja autorização para isso, diante de um possível atraso do governo federal para colocar em prática o Plano Nacional de Imunização (PNI).

Distribuicao – Neste fim semana, o Ministério da Saúde sinalizou para o início da vacinação ainda em janeiro, e para isto negocia a importação de vacinas da Índia e firmou contrato com o Instituto Butantan para aquisição de todo estoque da Coronavac. A distribuição será simultânea entre os estados, a custo zero, mas não haverá obrigatoriedade para as pessoas se vacinarem.

A Fiocruz garante que os despachos da vacina para os estados será imediato logo após o desembarque no Brasil.

Na sua mensagem deste sábado, o governador Flávio Dino disse que dispõe até de aviões, helicópteros e transporte rodoviário para fazer a distribuição do medicamento.

“Com a coordenação do secretário de Saúde, Carlos Lula, para vacinação contra o coronavírus:
1. Temos seringas e agulhas;
2. Já organizamos aviões, helicópteros e transporte rodoviário;
Aguardamos as vacinas oriundas do Plano Nacional de Imunização, nos termos da Lei 6259/75”.

Já o secretário da Saúde, Carlos Lula enfatiza que o planejamento e a definição das estratégias refletem a preocupação da gestão estadual em garantir o acesso dos maranhenses à vacinação.

“A vacina vem sendo um anseio de todos nós. A gestão do governador Flávio Dino vem, desde o início da pandemia, antecipando suas ações para minimizar os impactos da Covid-19 no nosso estado e, nesse momento tão próximo da vacinação, não seria diferente”, ressalta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui